Começam filmagens de "Rio Eu Te Amo"

Começa no dia 6 de agosto a filmagem do longa "Rio Eu Te Amo" da franquia "Cities of Love", que já teve uma versão sobre Paris e uma sobre Nova York. A produção contará com onze diretores, de sete nacionalidades. Carlos Saldanha, (Rio" e "Era do Gelo"), dará início ao projeto na direção de um live action com uma história de amor entre dois bailarinos, interpretados por Rodrigo Santoro e Bruna Linzmeyer, ambientada no Theatro Municipal.

Entre os brasileiros também estão os diretores  Fernando Meirelles, ("Cidade de Deus" e "Ensaio sobre a cegueira"), José Padilha  ("Tropa de Elite" e "Robocop") e Andrucha Waddington, ("Penetras" e "Eu Tu Eles"). Os quatro diretores estrangeiros cujos contratos já foram assinados são o sul-coreano Im Sang-soo ("A Empregada" e "O Gosto do Dinheiro"), o australiano Stephan Elliott, ("Priscilla, A Rainha do Deserto"); a premiada diretora e roteirista libanesa Nadine Labaki ("Caramelo" e "E Agora Onde Vamos?"), e Guillermo Arriaga, ("Vidas que se cruzam").

Neste primeiro bloco serão filmados cinco segmentos. Aos de Carlos Saldanha e Im Sang-soo, cujos protagonistas são Tonico Pereira e Roberta Rodrigues, seguem-se no final do mês os de Nadine Labaki, Stephan Elliott e Fernando Meirelles. Num segundo momento, em outubro, serão filmados os segmentos de Andrucha Waddington, José Padilha, Guillermo Arriaga e os de dois outros diretores estrangeiros cujos nomes serão anunciados nesta etapa. A canção-tema do filme será composta e interpretada por Gilberto Gil.

Juntamente com os segmentos serão filmadas as cenas de transição, onde os personagens dos diversos segmentos interagem uns com os outros. As transições estão a cargo de uma equipe composta pelo diretor Vicente Amorim ("Um Homem Bom" e "Corações Sujos"), o roteirista Fellipe Barbosa ("Casa Grande" e "Beijo de Sal") e uma equipe técnica exclusiva.

Com lançamento previsto para 2014, "Rio Eu Te Amo" é um projeto das produtoras Conspiração Filmes, BossaNovaFilms e Empyrean Pictures com o patrocínio de O Boticário (patrocinador-master), Nextel, Santander, Unilever, Fiat e Brasil Kirin; e apoio da RioFilme/Prefeitura do Rio."Rio Eu Te Amo" é parcialmente financiado por recursos obtidos através dos incentivos fiscais federais da Lei 8.685/93. A distribuição no Brasil e na América Latina é da Warner Bros e as vendas internacionais estão a cargo da WestEnd Films, de Londres.

Além do filme, o projeto inclui uma grande mobilização em torno do Rio de Janeiro chamada #RioEuTeAmo, iniciada em outubro de 2012 e que hoje já conta com mais de 1 milhão de fãs no Facebook. As ações podem estar relacionadas a temas comunitários, culturais, de esportes, entretenimento e lazer, em toda a cidade e nas redes sociais, e seguirão até 2014.

“Cities of Love”

A franquia "Cities of Love" é uma iniciativa global idealizada e criada pelo diretor, roteirista e produtor francês Emmanuel Benbihy e homenageia em filmes as grandes cidades do mundo.

"Cities of Love" foi iniciada com a produção de "Paris, Eu Te Amo", filme que abriu o Festival de Cannes em 2006. Q segundo filme "Nova York, Eu Te Amo" ficou pronto em 2009. A partir daí, o produtor começou a licenciar a franquia para produtores estrangeiros, como ocorreu no caso do "Rio Eu Te Amo".

Nos filmes da franquia, as locações não podem se repetir: cada segmento tem a sua, escolhida pelo diretor. Estes chegam antes na cidade para conhecer as locações e as equipes locais e ensaiar com os atores. Depois das filmagens, eles continuam na cidade para acompanhar a fase de edição. Entre as locações já escolhidas no Rio de Janeiro estão o Theatro Municipal (Carlos Saldanha), a Pedra Bonita (José Padilha), o Pão de Açúcar (Stephan Elliott), o Vidigal (Im Sang Soo), Copacabana (Fernando Meirelles), Santa Tereza (Guillermo Arriaga) e o centro do Rio (Andrucha Waddington).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui