Mostra Itinerante de Cinema Negro tem segunda edição em Salvador

Entre os dias 14 e 18 de agosto, Salvador recebe a segunda edição da Mostra Itinerante de Cinema Negro – Mahomed Bamba (II MIMB). As 18 sessões previstas reunirão mais de 70 filmes de diversos países diferentes, além de uma programação musical que começa já na cerimônia de abertura, no dia 14/08, às 18h30, no SESC Pelourinho, com apresentações de Nêssa, Yan Cloud e a banda Afrocidade.

A Mostra tem o objetivo de ampliar as janelas de reprodução dos conteúdos nacionais e internacionais produzidos por realizadores negros. Serão exibidos longas e curtas-metragens de ficção, documentários, animações e obras experimentais, a fim de dialogar com adultos e crianças de bairros populares e periféricos da cidade de Salvador. A curadoria de filmes nacionais desse ano foi composta por Dayane Sena, Heraldo De Deus e Rayanne Layssa, coordenados por Julia Morais e Taís Amordivino, enquanto a de filmes internacionais, coordenada por Kinda Rodrigues, foi composta por Janaína Oliveira e Alex França. Já o júri é composto por Beatriz Vieirah, Luciana Oliveira e Thales Novaes.

Para esta segunda edição, foram inscritos 230 filmes. No encerramento, haverá premiações com troféus para obras em cinco categorias: melhor filme, melhor direção, melhor roteiro, melhor fotografia e prêmio Akuaba. As sessões ocorrem em em oito espaços culturais: Ilha de Maré (Comunidade Quilombola de Bananeiras), Quadra Esportiva do Calabar (Calabar), Praça da Revolução (Periperi), no Goethe-Institut (Corredor Vitória), Sesc Pelourinho, Centro Cultural da Barroquinha, Sala Walter da Silveira – Dimas (Barris) e Casa de Angola (Barroquinha), com exibições gratuitas. Para o show de abertura, os valores são R$20 a entrada inteira e R$10 a meia.

A MIMB é uma iniciativa de mulheres negras cineastas, realizadoras, produtoras e ativistas. A idealização e coordenação geral é de Daiane Rosário; a coordenação de curadoria nacional é de Taís Amordivino e Julia Morais; a coordenação de curadoria internacional é de Kinda Rodrigues; a coordenação de produção é de Loiá Fernandes; e a coordenação executiva é de Naymare Azevedo. O evento conta com apoio estrutural da Fundação Gregório de Mattos (FGM) e Goethe Institut de Salvador.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui