O documentário "Corpo São", que será exibido pela primeira vez na TV pelo canal por assinatura "Fashion TV", questiona como é ser gordo em uma sociedade regida pelos padrões da magreza. Contando com 13 depoimentos de diferentes perspectivas, "Corpo São" busca trazer uma discussão sobre a liberdade dos padrões estéticos presentes na sociedade. Vai ao ar na terça-feira, dia 12 de setembro, às 19h30, com reprise no dia 26, no mesmo horário. O conteúdo também passa a integrar o catálogo da plataforma de streaming Box Brazil Play.
O processo de autoaceitação do próprio corpo é dividido por cada entrevistado, que abre a sua vida íntima para contar a sua trajetória. O efeito de olhares externos, pressões familiares, julgamentos em ambientes profissionais e relacionamentos são explorados no documentário, que possui duração de uma hora e dez minutos.
Além da pressão estética, "Corpo São" mostra as falhas dos agentes sociais com as pessoas gordas. O diretor Valmir Moratelli explica que a motivação da produção era abrir o espaço dentro do audiovisual para que as pessoas pudessem contar as suas histórias. "A nossa intenção era mostrar como a sociedade lida com determinados tipos de corpos, que se tornam invisíveis, às vezes até inutilizáveis. Queremos mostrar novas óticas para o público, pois a questão da gordofobia atravessa todas as esferas socioeconômicas e expõe as pessoas a todos os limites de julgamentos", destaca Valmir que, junto com a equipe de produção, passou cerca de oito meses coletando depoimentos.