Instituto Criar, com apoio da Disney, lança a rede de talentos "Vozes Diversas"

Alunos formados pelo Instituto Criar de TV, Cinema e Nova Mídias que participam do projeto “Vozes Diversas” (Foto: Divulgação)

Visando contribuir para um mercado audiovisual mais diverso e plural para fortalecer o protagonismo de jovens de diferentes etnias e gêneros, o Instituto Criar de TV, Cinema e Novas Mídias, com o apoio da Disney, lança a plataforma de rede de talentos "Vozes Diversas". Focado na nova geração de contadores de histórias e profissionais do audiovisual, o projeto conecta talentos das periferias de São Paulo e Osasco (SP) aos mercado de trabalho. Mais de 500 jovens formados pelo Instituto Criar integram a Rede de Talentos, fornecendo aos contratantes do segmento acesso aos perfis e portfólios desses profissionais. A plataforma reúne uma ampla variedade de profissionais da indústria audiovisual, desde roteiristas, diretores de cena, designers de som a maquiadores, figurinistas e graffers, todos compartilhando suas visões de mundo e novas propostas narrativas.

O projeto recebeu apoio da Disney, parceira do Instituto Criar desde 2022, que contribui para a formação profissional e pessoal de jovens em situação de vulnerabilidade nas áreas do audiovisual e da tecnologia.

Com mais de 2.600 jovens formados desde sua fundação em 2003, o Instituto Criar convocou uma equipe de seis veteranos para o mapeamento dos ex-alunos. Durante um período de três meses, a equipe se dedicou a convidá-los para a plataforma, disponibilizando informações pessoais e profissionais e áreas de atuação. O mapeamento evidenciou a diversidade de gênero e raça na população analisada. No espectro de gênero, 47,5% se identificaram como femininos, 47,1% como masculinos e 3,3% como gênero neutro. Dentro desse último grupo, 77,3% são pessoas não-bináries e 22,7% são transgêneres. Em relação à distribuição racial, os resultados foram: 34,4% pretos, 30,3% pardos, 32,4% brancos e 1,8% indígenas.

Uma campanha subsequente convidou os veteranos a enviarem teasers, trailers ou reels de seus trabalhos #portrasdascameras, resultando em uma campanha nas redes sociais do Instituto Criar

Além do projeto Vozes Diversas, a Disney apoia o Instituto Criar por meio de um financiamento para a criação de uma Usina Criativa dentro da organização, para a qual serão adquiridos equipamentos de produção audiovisual que os jovens formados pelo Criar poderão "alugar" gratuitamente para continuar produzindo conteúdo e desenvolvendo-se profissionalmente após a sua formação acompanhados pelos mentores do Instituto Criar.

A Rede de Talentos pode ser acessada online, pelo site, ou via e-mail: insercao@institutocriar.org

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui