Telcomp diz que vai à Justiça contra lei sancionada por Serra

A Associação Brasileira das Prestadoras de Serviços de Telecomunicações Competitivas (TelComp) afirmou que se a Prefeitura de São Paulo mantiver a regulamentação da Lei nº 14.054, sancionada em 20 de setembro, que dispõe sobre a cobrança pelo uso e ocupação do solo municipal pelos postes fixados em calçadas e logradouros, o caso será levado à Justiça. Isto porque, segundo a TelComp, este tipo de cobrança já vem sendo feito pela prefeitura e esta nova lei seria um tributo em forma de preço público.
A entidade lembra que a lei fixa o preço a ser cobrado mensalmente das empresas de rede de energia elétrica e de iluminação pública, proprietárias dos postes instalados na cidade, e também prevê o compartilhamento do valor pelos demais usuários dos postes – empresas de telecomunicações e TV a cabo, por exemplo. Naturalmente, se persistir a cobrança, a conta acabará sendo repassada ao usuário final, advertiu a entidade.
Para recorrer à Justiça, a TelComp apóia-se em parâmetros legais que teriam sido desrespeitados, como fixação de valor pelo uso da infra-estrutura, a denominação do tipo de arrecadação e a ingerência do município em instituir a cobrança. O presidente da entidade, Luiz Cuza, disse que está sendo concluído um parecer sobre o assunto para avaliar os impactos da medida. Mas espera que haja entendimento entre as partes antes de qualquer ação judicial.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui