Em um movimento inédito, SBT exibirá podcasts na TV aberta

Podcasters contratados para a nova faixa de programação do SBT (Foto: Divulgação)

Em um movimento inédito, o SBT anuncia para 2024 a nova faixa de programação "SBT PodNight". A emissora firmou acordos com podcasts de criadores de conteúdo já conhecidos pelo público, que os acompanha em áudio ou, pelo YouTube, em versões com vídeo também, para exibir entrevistas de programas já conhecidos do universo dos podcasts na TV aberta. Os podcasts contratados são: "Flow" apresentado por Igor Coelho; "Venus" com Yasmin Yassine e Criss Paiva; "PodDelas" comandado por Tata Estaniecki e Bruna Unzueta; "Podcast Papagaio Falante", com Sérgio Mallandro e Renato Rabelo; e "Inteligência Ltda.", por Rogério Vilela. 

Em nota, a emissora afirmou que o objetivo das contratações é inserir sucessos da internet na programação, "caracterizando uma comunicação multiplataforma e trazendo o conceito interativo, democrático e moderno para a grade". Outras nomes que a emissora contratou visando novidades para o próximo ano são Benjamin Back, Regina Volpato, Michele Barros, Tirullipa, Virgínia Fonseca e Luccas Neto. Embora alguns desses nomes sejam jornalistas renomados, outros são conhecidos pelo trabalho como influenciadores digitais. É o caso de Virginia Fonseca, que terá um programa semanal na grade, e de Luccas Neto, que levará suas franquias dedicadas ao público infanto-juvenil para o canal. 

Vale observar que a Globo, por sua vez, também aposta bastante no mercado de áudio, ampliando desde 2021 seus investimentos em podcasts originais e também parcerias com títulos já consagrados. Desde o início de sua jornada no mercado de podcasts, ela investe em produções feitas internamente, assim como com criadores independentes e produtoras parceiras. Nesse processo, licencia títulos relevantes da "podosfera", focando na integração com outros players brasileiros e no fomento do mercado. 

Em 2022, o grupo de mídia buscou ampliar a distribuição do formato em redes sociais e plataformas de vídeos, como YouTube e TikTok. O Globoplay também é uma janela relevante nesse cenário. No entanto, ela nunca apostou na veiculação de podcasts na TV aberta, como faz agora o SBT, numa movimentação até então inédita entre os canais. No caso da Record, a emissora também foca a distribuição de podcasts via seu serviço de streaming, o PlayPlus. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui