Casa Guilherme de Almeida abre processo seletivo para o Programa Cinematographos

O Programa Cinematographos de Estudos de Cinema da Casa Guilherme de Almeida chega à 4ª edição com as inscrições abertas para o processo seletivo até o dia 18 de abril. A instituição faz parte da Rede de Museus-Casas Literários de São Paulo, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, e gerenciada pela Poiesis.

Os participantes terão aulas teóricas e práticas com especialistas na área cinematográfica: Ana Rita Bueno, cenógrafa e diretora de arte há mais de 35 anos, com participação em projetos internacionais como as produções para RAI, na Itália, e na direção de arte de longas como "A Memória Que me Contam" de Lucia Murat; Juliana Garzillo, produtora audiovisual que trabalha, atualmente, em produções da Netflix e doutoranda em Processos Audiovisuais na ECA-USP; Donny Correia, escritor, doutor em estética e história da arte pela USP, crítico de cinema e professor de História e Linguagem do Cinema em instituições como Sesc, AIC e FMU; Bruno Polidoro, diretor de fotografia em filmes, videoartes e séries há 15 anos e mestre em Comunicação pela Unisinos, entre outros. O corpo docente completo está informado no site do museu

O Programa Cinematographosserá disponibilizado em formato online, permitindo a participação de pessoas de todo o Brasil, que não precisam ter experiência prévia. Coordenada pelo Núcleo Cinematographos, a formação busca ampliar os conhecimentos na área por meio de aulas e oficinas práticas, e colaborar no desenvolvimento da consciência crítica em relação às produções cinematográficas. As aulas serão oferecidas de maio a setembro de 2022.

As aulas serão organizadas nos seguintes eixos: o primeiro com informação teórica, considerando a História e Teorias do Cinema; e o segundo voltado aos workshops práticos de roteiro, produção executiva, direção de arte, fotografia, composição de trilha sonora, montagem e edição de filme, além de atividades envolvendo a crítica cinematográfica.

A taxa única de matrícula é de R$250. Cinco bolsas integrais serão oferecidas para candidatos selecionados no processo seletivo que declararem baixa renda por um formulário que deve ser solicitado pelo e-mail do museu, no tópico Inscrições e Matrículas

O Programa Cinematographos de Estudos de Cinema surgiu da experiência do Núcleo Cinematographos da Casa Guilherme de Almeida com cursos, palestras, oficinas e exibições comentadas de filmes e documentários, realizados desde 2011. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui