Neo TV lança piloto de ensino à distância

A Neo TV lançou nesta segunda-feira, 5, um projeto piloto de ensino à distância, o EAD NeoTV. Trata-se de um espaço onde o associado pode trocar informações e se atualizar. No momento, estão disponíveis dois cursos: um sobre o SeAC e outro sobre o pagamento de reporte de assinantes para os programadores. Segundo Alex Jucius, diretor geral da associação, o material disponível hoje é desenvolvido pela NeoTV, mas a ideia é ter conteúdos desenvolvidos por outros players do mercado. A perspectiva é que até o fim de 2013 todos os associados tenham acesso. Dentro da proposta de difundir e compartilhar o conhecimento, ainda estão programados ciclos de workshops fora dos grandes centros.

Jucius participou de um painel na ABTA 2013 e mostrou um perfil das empresas que querem entrar no mercado de TV por assinatura: 80% oferece Internet via rádio com velocidades médias de 1 a 2 Mbps e já oferecem serviço de valor agregado à Internet, como hospedagem e data center. A oferta de TV por assinatura serve para aumentar o combo e fidelizar clientes. Jucius destaca que há boas oportunidades de crescimento. Ele usou dados da Anatel, de março de 2013, para mostrar a relação entre os municípios brasileiros e o número de competidores. Dentro da área de competição de até quatro operadores estão 90% dos municípios brasileiros, representando 40% do total de domicílios. Ele também mencionou um estudo encomendado pela associação ao Instituto Data Popular, que mostra que em cinco anos, os entrantes no serviço habitantes do interior do Brasil representarão mais de 14 milhões de assinantes.

segundo Basílio Perez, presidente da Associação Brasileira de Provedores de Internet e Telecom (Abrint), algumas das associadas têm licenças de SeAC e muitas outras devem ter em pouco tempo. Segundo Perez, há vantagens competitivas para as empresas no setor, como o aumento do ticket médio e as tributações diferenciadas.

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