Após estrear nos cinemas nacionais em cinco capitais brasileiras (São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Porto Alegre e Curitiba), "A Batalha de Shangri-Lá" chega às plataformas digitais. O longa-metragem de estreia dos diretores Severino Neto e Rafael De Carvalho, e estrelado por Gustavo Machado, Ingra Lyberato e Maria Ceiça, está disponível a partir desta quinta-feira, dia 8 de setembro, pela Apple TV/iTunes, Vivo Play, Claro tv+, Google Play e YouTube Pro.
O filme levanta questões atuais e urgentes, como a opressão social e familiar contra pessoas LGBTQIA+ e as consequências desta intolerância. Trata-se de um drama que mescla suspense e tragédia, composto por camadas complexas que são desvendadas à medida que a história avança.
Em "A Batalha de Shangri-Lá", João (Gustavo Machado) perde seu pai adotivo e inicia uma jornada pessoal para obter respostas sobre seu passado. Ele parte em busca de sua mãe biológica, que o abandonou há quase 40 anos, em uma jornada existencial por um Brasil profundo que retrata a capital e o interior do Mato Grosso, região ainda pouco abordada pelo cinema nacional.
João vai encontrando pistas que o levam por caminhos físicos e emocionais que colocam em xeque suas convicções e preconceitos. O encontro com sua mãe é ao mesmo tempo intenso e doloroso, que traz angústias e revelações surpreendentes de uma pessoa que teve seu passado devastado.
O filme levanta temas atuais e urgentes, como homofobia, violência familiar e social, a intolerância quanto a uma sexualidade vista como tabu por uma parcela considerável da sociedade, entre outros assuntos relacionados.
O longa passou por diversos festivais no Brasil e no exterior, entre eles o Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, Festival Mix Brasil de Cultura da Diversidade, LABRFF – Los Angeles Brazilian Film Festival (EUA), Manchester Film Festival (Inglaterra) e Oslo Film Festival (Noruega, onde foi finalista na categoria drama), entre outros. Antes de ser filmado, o roteiro foi selecionado na 13ª edição do Festival Ibermedia, em Madri (Espanha), onde passou por um laboratório de desenvolvimento de roteiro que teve como consultores os renomados cineastas Karim Aïnouz e Tomas Aragay.
"A Batalha de Shangri-Lá" tem produção da Molera Filmes e Moro Filmes (que também é distribuidora do filme) e foi realizado com recursos do Estado do Mato Grosso, através da linha de co-Investimento do Fundo Setorial do Audiovisual / BRDE / Ancine.