MCom autoriza 21 rádios a migrarem de AM para FM

Na semana em que o rádio comemora 100 anos, o Ministério das Comunicações (MCom) autorizou 21 emissoras AM, que operam em Ondas Médias (OM), a migrarem para a faixa de FM. Os extratos dos Termos Aditivos que permitem a adaptação das outorgas foram publicados nesta segunda-feira, 5, no Diário Oficial da União.

Das emissoras autorizadas, três operam no município de Ribeirão Preto (SP). As demais estão localizadas em: Campinas (SP), Votorantim (SP), Garopaba (SC), Mondaí (SC), Xanxerê (SC), Nova Aurora (PR), Nova Esperança (PR), Toledo (PR), Garibaldi (RS), Guaíba (RS), Caxias (MA), Lago da Pedra (MA), Pedro Leopoldo (MG), Santarém (PA), Santa Helena de Goiás (GO), Itaguaí (RJ), Caraúbas (RN) e João Pessoa (PB).

Com a migração, as rádios podem transmitir com mais qualidade isso porque a transmissão em AM é mais suscetível a ruídos e interferências. Além disso, as emissoras podem alcançar um público maior, considerando que aparelhos (como celulares e tablets) não captam sinal AM. Outra vantagem é a redução dos custos para transmissão, pois os aparelhos para FM consomem menos energia. Os ouvintes ganham com mais qualidade e diversidade na programação.

Os termos aditivos relativos à adaptação não alteram o prazo de vigência da outorga firmada, anteriormente, para a prestação do serviço.

Confira os extratos aditivos:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui