O projeto Favela Gaming, doYouTube, em parceria com a Final Level Co. e a Gerando Falcões, chega com o objetivo de ampliar o impacto positivo do conteúdo gamer da plataforma, auxiliando jovens de grupos sub-representados a conquistarem carreiras de sucesso na indústria de games, seja como jogador profissional, criador de conteúdo ou em outras oportunidades no segmento.
A ação, que terá início em 2023, está planejada para acontecer em três frentes:
Bootcamp – Workshops e palestras sobre os principais assuntos do mercado de games e eSports com emissão de certificados. Esses cursos online demonstrarão a abrangência do ecossistema, onde as áreas de atuação vão muito além de performance esportiva e entretenimento;
Favela Cup -De forma online, campeonatos das principais modalidades de eSports e um circuito inovador de Free Fire serão realizados, buscando capacitar e dar a oportunidade de desenvolvimento profissional de talentos da comunidade;
Favela Gaming Arena -Espaço físico, construído dentro da Favela 3D, projeto da Gerando Falcões, onde jovens das comunidades poderão colocar em prática tudo o que aprenderam por meio de equipamentos profissionais para realizar vídeos e lives.
"Ter parceiros como a Gerando Falcões e Final Level Co. realizando este projeto é motivo de grande alegria para nós. É mais um passo em direção à amplificação de vozes e oportunidades, refletindo diretamente a missão do YouTube. Além disso, poder viabilizar ações cujo impacto social irá reverberar a mensagem de unidade, aprendizado e evolução presentes na comunidade gamer é muito importante. Através do Favela Gaming, o YouTube reforça a relevância da vertical Gaming na plataforma", afirma Manuelle Pires, Gerente de Parcerias Estratégicas do YouTube Gaming.
Para Lemaestro, COO e co-fundador da Gerando Falcões, o projeto conversa diretamente com muitos programas em andamento da ONG: "O nosso conceito de Favela 3D, por exemplo: digna, digital e desenvolvida, também tem como objetivo inserir as mentes criativas da quebrada no mercado. Um como esse abre caminhos para o jovem de favela valorizar suas habilidades, expandir a consciência e colocá-lo na trilha da inclusão produtiva".
"Os games são uma paixão universal que engloba todas as classes sociais. Democratizar as oportunidades para ingresso nesse mercado, além de socialmente responsável, torna o ecossistema mais próspero para todos os players. Ser parceiro do YouTube e da Gerando Falcões em um projeto dessa natureza consolida o papel da Final Level Co também como fomentadora do crescimento dessa indústria", diz Fernanda Lobão, co-fundadora e CEO da Final Level Co.
Até o final do ano, o site do projeto será disponibilizado e dará acesso às inscrições para participação, conteúdos educacionais, a plataforma dos torneios de comunidade e conteúdos de engajamento dos amigos Favela Gaming.