Associação de programadores internacionais deixa a ABTA

A associação que reúne as programadoras internacionais de TV por assinatura no Brasil (ABPTA) anunciou nesta segunda, 6, sua saída da ABTA, entidade que congrega operadores e programadores de TV paga. Oficialmente, a ABPTA diz que "o objetivo é ampliar e reforçar a atuação da organização como representante dos canais de TV por assinatura, pautada pela pluralidade e independência". A ABPTA, vale lembrar, é representante no Brasil da Television Association of Programmers for Latin America (TAP), que congrega os programadores em escala pan-regional.
A discussão em torno do projeto de lei que cria as novas regras para o setor de TV por assinatura, o PLC 116, é, claramente, o que levou a uma ruptura entre as duas associações. A ABPTA é contra a aprovação do projeto em sua redação atual, que cria cotas de conteúdo nacional na programação da TV paga. A ABTA, por sua vez, passou a defender a aprovação do projeto diante da perspectiva de que a Anatel antecipasse o processo de liberação das outorgas de cabo sem o novo marco legal.
Segundo o diretor-executivo da ABPTA, Carlos Alkimim, a ideia é fortalecer a entidade que representa os programadoras, que ganha maior independência. Alkimim diz que o único ponto de conflito entre as associações é o projeto de lei, mais especificamente, o capítulo 5 do projeto, que cria as cotas. "Eu não posso ir ao Congresso falar contra o projeto se a associação que me representa acabou de se colocar a favor", diz. A ABPTA é uma das associações convidadas para falar na audiência pública sobre o PLC 116, que acontece nesta terça, 7, às 14h30, no Senado Federal.
Ainda segundo Alkimim, a separação se refere exclusivamente à associação de programadoras. Cada programadora decidirá se permanece, individualmente, na ABTA. Um dirigente de programadora internacional ouvido por este noticiário diz que não pretende deixar a ABTA, alegando ser contraproducente se colocar contra os seus clientes, as operadoras. Mas há rumores de que outros programadores internacionais estariam avaliando essa posição.
A ABPTA representa os canais Animal Planet, AXN, A&E, Boomerang, Canal Fox, Cartoon Network, Casa Club TV, Cinemax, CNN en Español, CNN International, Discovery Channel, Discovery Kids, Discovery Home & Health, Discovery Travel & Living, Discovery Civilization, Discovery Science, Discovery Turbo, ESPN, ESPN Brasil, E! Entertainment, Speed, Fashion TV, FX, Fox Sports, HTV, HBO, HBO Plus, HBO Family, History Channel Latin America, I-Sat, Infinito, Liv, Max Prime, MGM Channel, Disney Channel, Jetix, Much Music, Mundo, National Geographic, Nickelodeon, Retro, Space, Sony, TCM, TNT, VH1, Universal Channel e Warner Channel.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui