O curta-metragem de animação brasileiro "Música das Esferas: Mimi e o Baú Mágico", dos diretores e roteiristas Marco A. R. Alves, Luiz César Arashiro e Fernando Uehara, já está disponível no canal no YouTube e estreia ainda essa semana no site oficial do projeto, no qual o público poderá, além de assistir ao filme de forma linear e por planetas, fazer uma viagem sonora interativa pelo "Sistema G".
No portal "Música das Esferas" estarão disponíveis a contação de histórias com realidade aumentada E-Shibai, financiada pelo Edital Proac Expresso 29/2020, e a cartilha de atividades, fruto da Chamada Petrobras Cultural para Crianças – Animação Infantil, na qual "Música das Esferas" foi selecionado entre 459 projetos.
"O filme tem a intenção de despertar nas crianças, de forma natural, uma escuta atenta e sensível", afirma Marco A. R. Alves, idealizador do projeto, que está expandindo o conceito para a criação de um game e de uma exposição interativa que explorem o universo criado para o mundo digital.
Na trama, Seu Godofredo vai receber a visita de sua neta Lalá, de seis anos. A mãe de Lalá encosta o carro na frente da casa e a criança, carregando seu gato Mimi, corre para encontrar o avô. Indiferente ao seu Godofredo e à sua tutora, o gato explora a sala misteriosa até encontrar um velho e pequeno baú aberto. Dentro dele, tem um chapéu palheta, uma camisa listrada e uma fita amarela. Mimi, como qualquer gato curioso, pula pra dentro e algo começa a acontecer: uma viagem pelo Sistema G, passando pelos quatro planetas – Percussão, Sopros, Cordas e Vocal.
Com patrocínio da Petrobras, o curta "Música das Esferas: Mimi e o Baú Mágico" foi produzido pela BUMMUB em coprodução com a Tortuga Studios. Com um contrato de interesse de veiculação pela TV Cultura, para virar uma série, "Música das Esferas" atualmente busca parcerias para ser viabilizado no formato.