"MasterChef Brasil" estreia nova temporada com adaptações no formato por conta da pandemia

Na próxima terça-feira, dia 14 de julho, às 22h45, a Band estreia a sétima temporada do reality show "MasterChef Brasil". Com gravações acontecendo em meio à pandemia do novo coronavírus, o programa adaptou algumas regras, baniu a participação de convidados de forma presencial e adotou um novo cenário, priorizando a distância de um metro e meio entre as bancadas, entre outras mudanças.

Nesta terça, 7, a diretora, Marisa Mestiço; a apresentadora, Ana Paula Padrão; e os jurados, Erick Jacquin, Henrique Fogaça e Paola Carosella, estiveram reunidos para uma coletiva de imprensa virtual de apresentação da nova temporada. "Não é uma tarefa simples voltar ao ar agora. Há muitos protocolos. Mas esperamos transportar o público para um lugar mais leve neste momento", comentou Ana Paula Padrão na abertura do evento online.

A apresentadora Ana Paula Padrão

A equipe do reality revelou que os novos episódios chegam propondo um novo formato à competição já conhecida pelo público. Por exemplo: desta vez, não haverá um vencedor único nem a tradicional grande final entre dois competidores. Em vez disso, cada episódio premiará um vencedor, de forma que os programas são independentes entre si, começando e terminando na mesma data. "Essa ideia surgiu com o objetivo de reduzir o tempo das pessoas dentro dos estúdios. São oito participantes por vez, o que ainda permite que mais gente dispute esta temporada. Isso muda a dinâmica, claro. Serão duas ou no máximo três provas por episódio. Não dá tempo de ficar num patamar mediano ou criar estratégias. As provas em equipe, por exemplo, não existem mais", comenta a apresentadora. Até agora, já foram gravados seis episódios neste formato, e não há previsão de término para a temporada. "Queremos realizar o máximo de entregas. É possível que a gente fique no ar até o fim do ano", disse a diretora, Marisa Mestiço.

Em relação ao prêmio, os participantes vencedores de cada episódio receberão o tradicional troféu, além de R$5 mil oferecidos pelo PicPay; bolsa de estudos integral para graduação ou pós-graduação da Universidade Estácio; um dispositivo Echo e R$500 em compras da Amazon; um forno da linha Gourmand da Brastemp e um jogo de panelas profissional e um kit Chef de Facas da Tramontina. Além disso, cada episódio entregará ainda R$5 mil em dinheiro – a mesma quantia com a qual o vencedor da vez será contemplado – para uma instituição de caridade diferente. Algumas das marcas que distribuem prêmios também são patrocinadoras da temporada, como Amazon, Brastemp, Estácio, PicPay e Tramontina. Além delas, a lista de patrocínio conta ainda com Aurora, Cacau Show, Camil, Eisenbahn, Kitano, L'Or, Renata e Young Living. Por fim, outras cinco cotas de participação foram negociadas: Oxford Porcelanas, Piracanjuba, UOL, Veja e Vinícola Garibaldi.

Os jurados Henrique Fogaça, Paola Carosella e Erick Jacquin

Apesar de não estarem previstas as presenças de convidados nesta temporada por conta das recomendações de isolamento social, celebridades farão participações especiais online. Na dinâmica, os artistas escolhem alguma receita que seja importante para eles – um prato que gostem, algo que remeta à infância, a receita típica de sua região – para que os chefs amadores a reproduzam. Entre os nomes já confirmados, estão Ivete Sangalo, Thiaguinho, Tirulipa, Fafá de Belém, Wesley Safadão, Sorocaba, Dilsinho, Péricles, Amado Batista, Elza Soares, Alcione, Joelma, Pablo Vittar, Claudia Leitte, a dupla Anavitória, Luisa Sonza e Nando Reis, entre outros. Já entre as provas já anunciadas, estão hambúrguer, festa junina e massas recheadas. Nesse sentido, a diretora do programa contou que existiu uma preocupação desta vez que os pratos preparados no reality fossem mais acessíveis: "Queríamos trazer algo mais popular, com comidas mais caseiras", detalhou.

A nova temporada do "MasterChef" estava em fase de pré-produção quando a pandemia do novo coronavírus acometeu o Brasil. "Paramos 60 dias para rever como faríamos a temporada acontecer. Criamos uma comissão para nos ajudar nesse sentido. A partir daí, além das medidas de segurança, definidas e adotadas com auxílio dessa comissão, fizemos adaptações no formato também", relembrou Mestiço. A comissão a qual ela se refere é formada por médicos do trabalho, infectologistas e profissionais da área. Também foram adotadas normas globais da Endemol Shine Group, que retomou as gravações de produções internacionais como o "MasterChef Austrália" e o "MasterChef Espanha" antes da edição brasileira. A diretora afirmou ainda que, por se tratar de um programa que lida com comida, a dinâmica de limpeza já era uma constante nos estúdios e que, portanto, foi necessário apenas ampliar cuidados que já eram tomados. As mudanças aparecerão, por exemplo, na hora da degustação – antes, os concorrentes preparavam apenas um prato, que era dividido pelo trio de jurados. Agora, será necessário preparar três, para que cada um prove o seu. Criação de kits de higienização individuais, equipes paramentadas e distanciamento social são outras regras definidas para esta nova temporada.

Novo cenário do "MasterChef Brasil"

Os episódios inéditos, que estreiam na próxima semana, vão ao ar pela Band na mesma época em que a Globo exibe seu próprio reality gastronômico, o "Mestre do Sabor". Mestiço comenta a concorrência: "Somos pioneiros, então sabemos que abrimos porteiras para todos que vieram depois. Concorrência é sempre saudável – faz a gente sair do eixo, não se acostumar, não fazer as mesmas entregas e focarmos nos nossos maiores potenciais. Mas temos mais experiência e mantemos uma relação saudável. A gente olha sempre para o nosso próximo passo, e não para quem ou o que vem atrás".

O "MasterChef Brasil" é um formato da Endemol Shine Group. O programa é uma produção Endemol Shine Brasil para a Band e para o Discovery Home & Health. O talent show vai ao ar às terças-feiras, às 22h45, na tela da Band, com transmissão simultânea no aplicativo da emissora e no canal do programa no YouTube. A atração também é exibida toda sexta-feira, às 20h30, no Discovery Home & Health.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui