CINEMA
07/07/2020, 16:25

Campanha #JuntosPeloCinema une setor com intuito de preparar e implementar retomada

Pela primeira vez no mercado brasileiro, exibidores, distribuidores, produtores, criativos e parceiros da indústria estão envolvidos em um projeto único com o intuito de preparar e implementar a retomada do cinema no Brasil, num movimento chamado #JuntosPeloCinema.

Trata-se de uma ação inédita que, respeitando a individualidade de cada empresa e mantendo a livre concorrência, busca ações para manter as características do cinema vivas na medida do possível. Colaborando desde final de março, o grupo de profissionais voluntários envolvidos no projeto tem como meta retomar o diálogo entre a experiência da sala de cinema e o público, de agora até o momento de reabertura das salas pelas autoridades, respeitando os protocolos aplicáveis de segurança e bem-estar já determinados ou em elaboração pelos governos locais.

A ideia nasceu dos profissionais que atuam no meio audiovisual visando auxiliar o segmento de mercado de exibição no Brasil a reencontrar seu público. As ações concretas são mediadas pela Flix Media, empresa especializada em comercialização de espaços publicitários no cinema. Hoje, já são mais de 200 profissionais do mercado envolvidos nesse processo de esforço coletivo em prol do cinema, que foi criado com o propósito de oferecer um ambiente de segurança e bem-estar para o público e de preservar milhares de empregos ligados à indústria cinematográfica, do set de filmagem à sala de exibição.

Entre as entregas promovidas pelo movimento, está uma campanha de comunicação que visa fortalecer o vínculo entre o cinema e o público; um estudo sobre os protocolos de segurança e bem-estar desenvolvidos por governos e autoridades de saúde que dá apoio especialmente aos pequenos e médios exibidores para que possam reabrir as salas com pleno atendimento às diretrizes de biossegurança que são determinadas pelos governos; e o festival De Volta Para o Cinema, que dará as boas-vindas quando as salas reabrirem.

Na primeira fase da campanha – ainda com as salas sem atividades de exibição – é lançado um vídeo que reforça esses laços entre público e cinema. Concebido pela agência e produtora La Unión, o filme estreia nesta terça, 7. Assista:

Na segunda fase, um pouco antes da data de reabertura das salas ao público – que é determinada pelas autoridades –, se inicia a comunicação sobre os novos procedimentos que acompanham toda a jornada do espectador dentro do cinema. Serão oferecidos aos exibidores materiais que explicam os protocolos elaborados pelos governos locais, que variam de cidade para cidade ou de estado para estado. Nesta etapa, tem sido fundamental a participação de entidades do setor como a Federação Nacional das Empresas Exibidoras de Cinema (Feneec), os sindicatos estaduais, seus associados e a Associação Brasileira de Multiplex (Abraplex), que acompanham a divulgação das diretrizes das autoridades competentes e orientam a aplicação dos protocolos.

O movimento #JuntosPeloCinema ainda irá ajudar a esclarecer as possíveis dúvidas dos espectadores, comunicará os filmes em cartaz ou a estrear e promoverá o festival De Volta Para o Cinema, idealizado pelo crítico, curador e apresentador Érico Borgo em parceria com distribuidores e exibidores. O festival está programado para estrear junto com a reabertura das salas. Para sua realização, distribuidores nacionais e estrangeiros conseguiram os direitos e as cópias digitais de filmes que fizeram parte da história do cinema – clássicos e sucessos de bilheteria e crítica que integrarão com as estreias a programação de filmes nas duas primeiras semanas após a abertura.

Entre os parceiros, estão canais da Pay TV, como AXN, Canal Brasil, Like, Sony Channel, Telecine e o grupo ViacomCBS; canais abertos, como RedeTV!, SBT e  Bandeirantes; plataformas como Facebook e Spotify; além de empresas como Waze, JCDecaux, OTIMA, Ingresso.com e Velox Tickets, entre outras. A campanha conta ainda com o apoio institucional da Academia Brasileira de Cinema, Ancine, Ministério do Turismo e RioFilme.

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