Flavia Castro encerra as filmagens do seu quarto longa, "As Vitrines"

Cena de "As Vitrines" (Foto: Divulgação)

No ano em que o golpe militar no Chile completa 50 anos, a diretora e roteirista Flavia Castro filmou em São Paulo "As Vitrines", seu quarto longa-metragem, encerrando uma trilogia que ela chama de sua "construção de lembranças".

Tudo começou com seu premiado documentário "Diário de uma busca", em 2011, no qual se entrelaçam a trajetória de vida e a investigação sobre a morte de seu pai. O filme foi contemplado com dezenas de prêmios, no Brasil e no exterior. Em "Deslembro", seu segundo longa, Flavia aborda – desta vez através da ficção – a volta ao Brasil de uma adolescente depois de anos de exílio com seus pais. A obra participou da seleção oficial do Festival de Veneza, em 2018, e foi premiada em diversos festivais, como o Festival Latino Americano de Biarritz e o Festival do Rio. 

No primeiro semestre deste ano, Flavia Castro rodou "Cyclone", seu terceiro longa-metragem. O filme é livremente inspirado na vida de Maria de Lourdes Castro, conhecida como Miss Cyclone, única mulher a participar do diário "O Perfeito Cozinheiro das Almas deste Mundo", obra escrita durante os anos de 1918 e 1919, na garçonière de Oswald de Andrade, por alguns dos posteriormente chamados modernistas. 

Em "As Vitrines", Flavia volta à infância. No filme, no Chile, dias depois do golpe militar de 1973, muitos militantes de esquerda latino americanos se refugiaram em embaixadas à espera de um visto para poder sair do país. Filhos de brasileiros, Pedro (12) e Ana (11) se encontram na embaixada da Argentina, um dos poucos lugares seguros em Santiago. Nesse espaço circunscrito, testemunham o cotidiano dos adultos ritmado pelas reuniões políticas, brigas, jogos de xadrez e namoros. Ali, experimentam descobertas e uma rara liberdade, mas Pedro vive a angústia da mãe que ainda está lá fora, correndo perigo. Aos poucos, a ruptura que o golpe trouxe para suas vidas se revelará.

Letícia Colin, Marcos de Andrade, Marina Provenzzano, Gabriel Godoy, Roberto Birindelli, Jimena Perez, Sara Antunes, Julia Konrad e Fabio Herford estão no elenco. Já as crianças Helena O'Donnell e Gael Nórdio são as protagonistas do longa, que tem atores do Uruguai, Argentina, Chile e Brasil, como as uruguaias Ema Castro Pérez e Olivia Molinaro. 

Marcello Ludwig Maia assina a produção; Vicente Amorim, Flavia Castro e Ilda Santiago são os coprodutores do longa, em parceria com a Globo Filmes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui