Festival Curta Cinema anuncia vencedores da edição 2019

Os vencedores da 29ª edição do Curta Cinema – Festival Internacional de Curtas do Rio Janeiro foram anunciados em cerimônia de encerramento na noite da última quarta, 6 de novembro, no Estação Net Botafogo. Os vencedores do Grande Prêmio Curta Cinema das competições nacional e internacional foram o brasileiro "Planeta Fábrica", de Julia Zakia, e o romeno "Ultimul Drum Spre Mare" ("The Last Trip to the Seaside"), respectivamente, ambos agora automaticamente qualificados para concorrer a uma vaga no Oscar. 

"Planeta Fábrica", de São Paulo, registra os últimos momentos de uma tradicional fábrica de chapéu que será demolida. O filme acompanha seu declínio até o completo abandono e fechamento, resumindo 100 anos de história em 11 minutos. Já o curta romeno "Ultimul Drum Spre Mare", do diretor Aidi Voicu, conta a história de seis passageiros que estão viajando para a costa dentro de um compartimento de trem. 

O júri oficial elegeu os melhores curtas das competições Nacional e Internacional, o júri jovem escolheu o vencedor da mostra Primeiros Quadros e o público votou nos curtas do Panorama Carioca, Panorama Brasil e Panorama Latino Americano. O festival também anunciou os laureados nas mostras especiais Em Trânsito, Interzona Itamaraty e Infanto-Juvenil, além do Prêmio Canal Brasil de Curtas, que contou com um júri formado por críticos de cinema.

Outros premiados foram "Blue Boy", de Manuel Abramovich (Alemanha/Argentina), com o Prêmio Especial do Júri; "Hãy Tính Thú'c Và Sãn Sàng" ("Stay Awake, Be Ready") de Pham Thien An (Coreia do Sul/EUA/Vietnã), com Melhor Direção; e "Tigre", de Delphine Deloget (França), com Menção Especial – todos esses na Competição Internacional. 

Já a Competição Nacional premiou "Extratos", de Sinai Sganzerla (SP), com o Prêmio Especial do Júri; "Baile", de Cíntia Dormit Bittar (SC), com Melhor Direção; "Quebramar", de Cris Lyra (SP) com Menção Honrosa; e "Mãe Não Chora", de Carol Rodrigues e Vaneza Oliveira (SP), com o Prêmio do Júri Jovem – Mostra Primeiros Quadros. O público, por sua vez, elegeu "Carne", de Camila Kater (SP) na Competição Nacional; "Greykey", de Enric Ribes (Espanha), na Competição Internacional; "Diz que é Verdade", de Claryssa Almeida e Pedro Estrada (MG), no Panorama Brasil; "Alfazema", de Sabrina Fidalgo, no Panorama Carioca; e "Bodas de Ouro", de Lorenzo Tocco (Chile/Uruguai), no Panorama Latino-Americano.

Por fim, os prêmios especiais foram para "Who's That Man Inside My House", de Lucas Reis (RS), com o Prêmio Interzona – Itamaraty; "Quebramar", de Cris Lyra (SP), com o Prêmio Canal Brasil de Curtas; e "Rua Dinorá", de Natália Mendes Maia (CE), como Melhor Projeto Nacional da Premiação Laboratório de Projetos; e "Ave Maria", de Pê Moreira (RJ), como Melhor Projeto Carioca da mesma premiação.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui