Publicidade
Início Newsletter (Tela Viva) Seminário gratuito no IMS, em São Paulo, discute igualdade de gênero no...

Seminário gratuito no IMS, em São Paulo, discute igualdade de gênero no audiovisual

Realizado pelo +Mulheres Lideranças do Audiovisual Brasileiro, pelo Instituto Cultural da Dinamarca e o Festival Ponte Nórdica, o Seminário Internacional Mulheres do Audiovisual acontece nos dias 15 e 16, das 10h às 18h, no Instituto Moreira Salles, em São Paulo, e trará cinco mesas de debates. O evento conta com patrocínio da Spcine e do Fundo Nórdico de Cultura e com apoio do Instituto Rouanet, do Instituto Dona de Si, das embaixadas da Suécia, Dinamarca, Noruega e Finlândia no Brasil. 

Chegando à 6ª edição, o evento volta ao formato presencial. A programação conta com a presença de especialistas nacionais e estrangeiros da área, que falarão sobre experiências internacionais e nacionais na construção da Igualdade de Gênero no setor. Haverá tradução simultânea e em libras.

O Seminário começa com a advogada Anna Serner, que atuou como CEO do Instituto Sueco de Cinema entre 2011-2021, depois de ter sido a CEO da Associação Sueca de Publicidade e da Associação Sueca de Mídia. Durante seu mandato no Instituto Sueco de Cinema, filmes do país trabalharam com igualdade de gênero sistematicamente e atingiram 50/50 em 2014, com maior qualidade de todos os filmes ao mesmo tempo. Anna é referência no setor no que se refere às políticas públicas pela igualdade de gênero e de diversidade e, no evento, conversa com a jornalista Ana Paula Sousa sobre a sua experiência à frente do órgão, em especial na implementação de políticas públicas pela igualdade de gênero e diversidade no setor.

O segundo painel do Seminário traz movimentos de inclusão no setor audiovisual brasileiro com a participação de Érica de Freitas, fundadora do projeto Visionárias, uma formação em audiovisual para realizadoras pretas e periféricas do Rio de Janeiro; Suzana Pires, fundadora do Instituto Dona de Si, focado no empoderamento feminino; e conta com mediação de Maria Gal.

Já no dia 16, o Seminário traz Felicia Jackson, diretora de um dos principais festivais audiovisuais na indústria nórdica THIS ? AARHUS e do festival de séries AARHUS SERIES, ambos na Filmby Aarhus, onde ela também é chefe de comunicação. Ela dirigiu o Festival de TV de Copenhague, o CPH Transform, e foi consultora sênior na DR – The Danish Broadcasting Corporation por muitos anos. Felicia traz uma análise do papel das mulheres e sua representação nas telas ao longo dos últimos anos.

Em seguida, Ylla Gomes e Alessandra Meleiro apresentam e trazem ao debate os resultados do Mapeamento das Entidades Representativas do Setor Audiovisual no Brasil, um estudo que pode apoiar e nortear ações da sociedade civil pelo Audiovisual brasileiro tanto na busca de políticas públicas quanto para o advocacy no setor empresarial.

Ao final do evento, a ONU Mulheres, junto ao Seminário, faz um convite às produtoras para a segunda fase da implementação da carta-compromisso pela Igualdade entre mulheres e homens no Audiovisual, documento assinado durante o Encontro de Ideias Audiovisuais, realizado na 46ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile