Segunda edição do DH Fest – Festival de Cultura em Direitos Humanos traz programação híbrida de filmes

A segunda edição do DH Fest – Festival de Cultura em Direitos Humanos, acontece de 6 a 10 de dezembro, no Sesc Bom Retiro, CineSesc e na plataforma Sesc Digital, com música, cinema e debates na programação. 

Intitulada "Cinema e Direitos Humanos: Os Caminhos do Cinema de Quebrada", a programação de filmes traz 16 títulos, entre curtas e longas-metragens realizados entre os anos de 2001 e 2022, com exibições no CineSesc e disponibilização online na plataforma Sesc Digital.

São obras assinadas por cineastas e coletivos periféricos das cidades brasileiras. O destaque é "Marte Um", longa de Gabriel Martins indicado oficialmente pelo Brasil para disputar o Oscar de melhor filme internacional. O diretor integra a produtora Filmes de Plástico, sediada em Contagem, periferia da Região Metropolitana de Belo Horizonte que tem mais outros quatro filmes na programação: "Ela Volta na Quinta", "Fantasmas" e "Quintal", todos de André Novais Oliveira, além de "Contagem", de Gabriel Martins e Maurílio Martins.

Estão programados ainda produções de nomes de destaque dessa cena cinematográfica, como Adirley Queirós, cineasta de Ceilândia, no Distrito Federal, e Lincoln Péricles, realizador do bairro de Capão Redondo, periferia da cidade de São Paulo.Estão presentes também curtas-metragens frutos de oficinas de realização audiovisual promovidas Associação Cultural Kinoforum, Instituto Querô e pelo projeto É Nóis na Fita. 

Um debate está agendado para o dia 9 de dezembro, sexta-feira, às 20h30, no CineSesc, para discutir essa produção, reconhecida pela crítica especializada como uma das novidades da cinematografia brasileira recente. Participam os realizadores Maurílio Martins, um dos produtores de "Marte Um", e Stheffany Fernanda, do coletivo audiovisual Maloka Filmes e ativista negra, feminista e LGBTQIA+. A mediação é da jornalista e pesquisadora Mariana Queen Nwabasili.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui