Festival & Prêmio Curta! Documentários anuncia vencedores neste sábado, 11, no YouTube

Imagem do filme “O Bom Cinema”, que concorre no Festival & Prêmio Curta! Documentários (Foto: Divulgação)

Neste sábado, dia 11 de março, o Festival & Prêmio Curta! Documentários anuncia seus vencedores, selecionados por um time de jurados formado por jornalistas, escritores e personalidades da cultura. A premiação será transmitida online através do YouTube do canal Curta! a partir das 19h30. A cerimônia seria no fim do ano passado, mas foi adiada por conta do último surto de Covid-19. As concorrentes são produções originais do canal Curta!, realizadas com verbas do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), divididas em cinco categorias: "Música", "Artes", "Cinema", "Pensamento" e "Sociedade". São mais de R$200 mil em prêmios oferecidos pelo Curta! e pelos parceiros LuzRio e Quanta. A realização é do Grupo Curta!.

A iniciativa celebra os dez anos de existência do canal – comemorados no último mês de novembro -, além de ser uma oportunidade para celebrar a quantidade e a qualidade da produção viabilizada pela política pública de fomento ao audiovisual nacional para televisão. Ao todo, foram 87 filmes e 59 séries concorrentes, somando mais de 700 conteúdos individuais, que entraram em votação popular de 1º de outubro a 13 de novembro passados. Todos os conteúdos do Festival receberam financiamento do FSA, que é abastecido pela Condecine – contribuição sobre receitas do próprio setor audiovisual, para o desenvolvimento desta indústria nacional.

O público definiu os cinco finalistas de cada categoria que foram, então, submetidos ao julgamento do júri técnico, que conta com a participação do psicanalista Christian Dunker, das historiadoras Mary Del Priore e Giovana Xavier, da psicanalista e crítica literária Fabiane Secches, da professora de cinema Consuelo Lins, o pesquisador Hernani Heffner, a crítica de dança Silvia Soter, do professor de história da arte Paulo Sergio Duarte, da gestora Adriana Rattes e dos jornalistas Eduardo Bueno, Mauro Ferreira, Miguel Conde, Luiz Carlos Merten, Lorena Calábria e Bernardo Araujo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui