Canal Off estreia série com a primeira mulher preta latino-americana a chegar ao topo do Everest

(Foto: Juan Ribeiro/ AP Content)

Nesta sexta-feira, 8 de março, Dia Internacional da Mulher, o Canal OFF estreia a série "Te Encontro no Topo!". A atração, que vai ao ar às 21h, é apresentada por Aretha Duarte, primeira mulher preta latino-americana a chegar no topo do Everest – façanha que conseguiu trabalhando como catadora de recicláveis. 

Ao longo de seis capítulos, a série acompanha não apenas a luta de Aretha para conseguir apoio para construção de uma parede de escalada na comunidade em que vive, mas também mergulha na realidade de diversas mulheres, de adolescentes a jovens adultas, que precisam "escalar um Everest" todos os dias para ter o direito de sonhar. 

O episódio de estreia apresenta a trajetória de Aretha Duarte, filha de pernambucanos que emigraram para Campinas, interior de São Paulo, em busca desse direito de sonhar. A série retrata a vida em uma ocupação, a construção da casa, a luta para poder estudar e o sonho do Everest, que só foi possível graças ao trabalho de Aretha como catadora de recicláveis. Com a conquista do Everest, Aretha percebeu que todo o seu sacrifício, sua dedicação e seu esforço foram para algo além de uma foto no topo do planeta. Era o começo de um novo caminho, dedicado a ajudar a escalar muros, montanhas, cordilheiras, reais e/ou impostas metaforicamente para mulheres pretas periféricas. A mudança de vida através do esporte é uma inspiração para todos – e Aretha entendeu que seu papel é espalhar essa inspiração. 

Um dos principais projetos de Aretha para mudar a realidade de quem parte de onde ela partiu é construir uma parede de escalada na sua comunidade, Jardim Capivari, em Campinas, interior de São Paulo. A intenção é devolver ao lugar que a viu crescer um incentivo para que outras crianças e moradores descubram e se dediquem a um novo esporte, distante tradicionalmente dos bairros periféricos brasileiros. Para ajudar na realização, Aretha levou a ideia para o amigo André Pires, da produtora AP Content. Foi ele quem produziu o primeiro vídeo da campanha de Aretha para escalar o Everest, onde ela contava sua história e pedia ajuda para angariar fundos para seu sonho. Pires, documentarista experiente, especializado em registrar histórias de luta e transformação, a apoiou desde o começo, e amizade e confiança entre eles se estabeleceram a partir daí. 

Produção 

Foram quase quatro meses de gravações. Além de Aretha e equipe percorrerem memórias e ruas do Jardim Capivari, onde ela cresceu, também viajaram até Curitiba, no Paraná, para conhecer a Fábrica de Formas, uma empresa especializada em construir paredes de escaladas criada por André Braga, o Deco, esportista que carrega o título de embaixador brasileiro da escalada. 

A produção também foi até o Rio de Janeiro, no Centro de Escalada Urbana, um projeto social desenvolvido na capital fluminense pelo americano Andrew Lenz que evidencia o poder transformador do esporte. A série também conta com participações especiais da campeã mundial de paraescalada Marina Dias e do presidente da ABEE (Associação Brasileira de Escalada Esportiva) Raphael Nishimura, entre outros personagens. 

Roteiros 

Alexandre Petillo assina o roteiro da série. O roteirista ajudou no desenvolvimento da ideia desde as etapas iniciais, ao lado do diretor André Pires. "Tivemos longas conversas com a Aretha para entender a essência do que ela queria passar na série. E não era para falar somente da conquista do Everest, mas das dificuldades que toda mulher preta e periférica encontra no Brasil", contou com exclusividade para TELA VIVA. 

"O desafio foi encontrar no roteiro a dosagem ideal para contar essa realidade e deixar, ao fim de cada arco, de cada episódio, uma medida de esperança. Conhecer a realidade da Aretha, mergulhar na trajetória da família dela, conhecer a comunidade onde ela mora e quer, com a ajuda do esporte, oferecer uma transformação, foram coisas fundamentais para entender a essência da série e desenhar os caminhos de cada episódio", acrescentou. 

Dividida em seis episódios de 26 minutos, "Te Encontro no Topo!", coprodução AP Content e Canal OFF, estreia no dia 8 de março, às 21h, e também estará disponível para os assinantes Globoplay. Os novos episódios vão ao ar às sextas, no mesmo horário. A direção da série é de André Pires, com roteiros de Alexandre Petillo, pesquisa de Rodrigo Grilo, produção executiva de André Moncaio e Diego de Menezes como diretor de produção. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui