Projeto da Canvas 24p Filmes para o canal Off ganha destaque no NY Festivals TV & Film Awards 2020

O filme "Julietti: Uma Vida nas Montanhas", uma produção da Canvas 24p Filmes para o canal Off, ganhou destaque no NY Festivals TV & Film Awards 2020, levando prata na categoria Documentary – Nature & Wildlife. O festival premiou os melhores em diferentes categorias de produções audiovisuais no final de abril deste ano.

O documentário de 25 minutos de duração conta a história do casal Juliana Tozzi e Guilherme Simões, que adaptaram uma cadeira de rodas especial para trilhas e montanhismo após Juliana ter sido diagnosticada com uma síndrome neurológica rara, que limita seus movimentos. Em entrevista exclusiva para o TELA VIVA, o produtor e diretor do filme, Wiland Pinsdorf, contou mais detalhes sobre a trajetória do casal. Juliana e Guilherme já eram montanhistas amadores, que tinham como hobby principal acampar e escalar rochas e montanhas – até que há aproximadamente seis anos Juliana desenvolveu essa síndrome. Guilherme, que até então trabalhava como engenheiro, abandonou a carreira para cuidar de Juliana, e criou essa cadeira de rodas especial, para a qual eles deram o nome de Juliette.

Foi então que entrou na história o montanhista Max Kausch, que foi quem sugeriu que o casal escalasse uma montanha de seis mil metros na Bolívia – e que fosse tudo registrado. Quando eles retornaram, Kausch falou sobre o casal e a experiência para Pinsdorf e fez a proposta de transformar o material gravado em um filme. "Ao assistir ao conteúdo bruto, consegui enxergar uma história ali que ia além da escalada da montanha. É uma história de amor, superação e dedicação. Os dois têm um propósito muito grande e passam mensagens muito fortes", diz o produtor e diretor que, após assistir ao conteúdo, fez o roteiro e começou a trabalhar em sua montagem e edição. Pinsdorf apresentou o projeto para alguns players e acabou fechando negócio com o canal Off. "Já trabalhamos com eles algumas vezes e, nesse caso, eles gostaram demais da produção. Não pediram absolutamente nenhuma alteração", conta. Assista ao teaser aqui:

Em 2019, "Julietti: Uma Vida nas Montanhas" venceu o Rocky Spirit com prêmios de júri e público – foi a primeira vez que uma mesma produção levou ambas as categorias nos últimos 11 anos de Festival. Já neste ano, o prêmio veio do NY Festivals TV & Film Awards, na categoria Documentary – Nature & Wildlife, que pegou o diretor e produtor de surpresa: "Estava assistindo ao 'Jornal Nacional' quando o Bonner falou dos prêmios que a Globo ganhou no Festival. Mas como ele não citou os nomes, nem me liguei. No dia seguinte, recebi uma ligação do Off parabenizando a gente. Fiquei muito feliz. Essa categoria só tem produções monstruosas e a nossa foi feita de forma tão simples…".

Atualmente, a Canvas 24p Filmes trabalha em novos projetos, sendo um deles uma espécie de continuação do "Julietti". O casal Juliana e Guilherme quer escalar as dez maiores montanhas do Brasil – já foram quatro. A produtora quer acompanhar as próximas seis – duas delas ficam na Amazônia – e considera transformar o conteúdo em uma série. Outro projeto é o docu-reality "Antártica Verde", que acompanha um grupo de cientistas que ficou acampado na região por dois meses procurando fósseis de dinossauros, plantas e insetos, a fim de dar continuidade às pesquisas relacionadas ao aquecimento global. Os cientistas retornaram em fevereiro – antes da pandemia de coronavírus tomar o mundo – e, no momento, a produtora trabalha na edição e montagem do projeto.

O documentário "Julietti: Uma Vida nas Montanhas" está disponível no Globosat Play

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui