A próxima edição do Paradiso Multiplica, iniciativa do Projeto Paradiso que visa à democratização do conhecimento audiovisual no país, terá como mentor o roteirista e diretor Pedro Coutinho (foto), que oferecerá a segunda edição da Oficina de Roteiro. O integrante da Rede Paradiso de Talentos é o professor do curso para nove profissionais da área que, ao longo de oito semanas, vão desenvolver um roteiro autoral de curta-metragem de ficção.
Para essa edição do curso, que teve início em maio, os alunos terão a oportunidade de desenvolver um projeto audiovisual de curta-metragem para colocar em prática o conteúdo das aulas. A seleção dos participantes foi realizada por instituições parceiras, que optaram por contemplar profissionais que não teriam recursos para custear uma formação como essa. Todos os profissionais selecionados são das regiões Norte e Nordeste do país.
O Projeto Paradiso firmou parceria com quatro instituições de diversas regiões para esta ação: o Festival Pan-Amazônico de Cinema Amazônia Fi Doc., com foco na produção de cinema dos países que compõem a Amazônia; Películas Negras Lab, formação voltada para roteiristas negros e indígenas da região Nordeste do país; o Perifericu, festival de cinema e cultura de quebrada, com temática periférica e LGBT+; e com o Greenpeace, organização ambientalista.
Pedro Coutinho volta à formação mesmo já tendo cumprido suas horas previstas de multiplicação, contrapartida oferecida pelos bolsistas do Projeto Paradiso, pois entende que a iniciativa é fundamental para a formação de novos roteiristas e diretores. "Sempre tive vontade de compartilhar conhecimento e a parceria com o Projeto Paradiso é uma oportunidade incrível para alcançar pessoas e contribuir para o fortalecimento do audiovisual. Acho fundamental instigar os jovens, especialmente nesse momento em que o nosso audiovisual, tão importante para qualquer cultura, precisa arregimentar forças e novas ideias", diz.
Dois anos de Paradiso Multiplica
Mantido pelo Instituto Olga Rabinovich, o Projeto Paradiso investe na formação de profissionais do setor com programas de bolsas, mentorias, cursos, seminários e estudos, além de incentivar o desenvolvimento de projetos do audiovisual brasileiro. Em contrapartida, os bolsistas que recebem apoio passam a integrar a Rede Paradiso de Talentos, e se comprometem a dedicar parte do seu tempo para compartilhar o conhecimento adquirido no programa Paradiso Multiplica.
"A ação já envolveu mais de 70 integrantes da rede, sendo que ao todo, foram mais de 600 horas dedicadas pelos talentos neste período. Esse é o objetivo do Paradiso Multiplica, democratizar o conhecimento e contribuir para a formação de novos profissionais. Por isso, em parceria com nossos talentos, oferecemos masterclasses, consultorias e mentorias, entre outras atividades para viabilizar oportunidades a grupos amplos e diversos de profissionais emergentes, em diferentes fases de suas carreiras", afirma Josephine Bourgois, diretora executiva do Projeto Paradiso.