Silvio Tendler estreia documentário sobre Congresso de Ibiúna no Curta!

Na próxima sexta-feira, 15 de novembro, às 22h25, o canal Curta! estreia o documentário "Ibiúna", de Silvio Tendler. O filme retrata os acontecimentos de outubro de 1968, quando a União Nacional dos Estudantes, a UNE, realizou um congresso na cidade de Ibiúna, no interior de São Paulo, reunindo estudantes de universidades de todo o país.

O objetivo do encontro era eleger o novo presidente da entidade – mas, por ter sido proibida pela ditadura de organizar reuniões entre seus membros, a UNE organizou e realizou o evento de forma clandestina. Então, dois dias após o início do congresso, o regime militar cercou a fazenda onde os estudantes estavam e prendeu cerca de 800 deles, incluindo as principais lideranças da União Nacional. O movimento estudantil era protagonista das manifestações contra a ditadura militar, especialmente na Passeata do Cem Mil, ocorrida meses antes do congresso de Ibiúna.

O documentário, produzido pela Caliban Produções e viabilizado pelo Curta! por meio do Fundo Setorial do Audiovisual, reúne depoimentos de alguns dos estudantes presos na ocasião, como José Dirceu e Vladimir Palmeira, duas das lideranças do movimento, além de Franklin Martins, Lucia Murat e Cesar Maia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui