"Mulheres Negras em Rotas de Liberdades" vence premiação internacional no Doc SP 2021

Sete mulheres negras, personalidades da cultura e da luta antirracista, refazem juntas as rotas originais do tráfico de escravizados no continente africano. Com essa premissa, o filme "Mulheres Negras em Rotas de Liberdades", escrito e dirigido pela baiana Urânia Muzanzu (foto), foi o vencedor do Prêmio Seleção MiradasDoc, do Festival Doc SP 2021. O anúncio foi realizado no encerramento do Festival na última sexta-feira, 5 de novembro. 

O filme, coprodução da Têm Dendê com a Acarajé Filmes, está em desenvolvimento final e vem conquistando laboratórios e mercados importantes em 2021, como o NordestLab, CinePitch e o DocSP. "Para mim foi uma honra, principalmente por saber e ouvir a notícia do prêmio da boca de Lara Souza, uma cineasta africana. Agradeço às minhas parceiras Vânia Lima e Ailly Cavalcante e a toda equipe envolvida nesse processo e, em especial, a todas as mulheres que vieram antes de mim e me colocaram nesse lugar fazendo cinema", declarou Urânia Muzanzu. 

Para Vânia Lima, produtora executiva do documentário, a premiação aponta para a direção correta que o projeto toma. "Esse reconhecimento mostra que estamos no curso certo do desenvolvimento. A nossa bússola aponta para o continente africano para resgatar as histórias e as rotas de um futuro que fabrica liberdades", conclui.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui