"Pico dos Marins", novo podcast original Globoplay, narra história do escoteiro Marco Aurélio

Na manhã do dia 8 de junho de 1985, um mistério que até hoje permanece sem solução assolou a pequena cidade de Piquete, em São Paulo. Marco Aurélio Simon, um jovem de 15 anos, realizava com um pequeno grupo de escoteiros, liderado por Juan Bernabeu Céspedes, uma expedição ao cume do Pico dos Marins, uma das montanhas mais altas do estado e do Brasil.  No meio do caminho, um dos rapazes afundou o pé em um lamaçal e precisou ser carregado até o ponto inicial da trilha. Entre inúmeras decisões duvidosas, o líder do grupo, e o único adulto entre eles, teria, então, autorizado Marco Aurélio a ir na frente direcionando os colegas, o que provocou o desaparecimento do rapaz.  

O caso, que ganhou repercussão nacional e até hoje tem pairando sobre si uma nuvem de mistérios e inúmeras hipóteses para o que, afinal, teria acontecido com Marco Aurélio, é narrado com uma abordagem inédita dos fatos no podcast "Pico dos Marins: o caso do escoteiro Marco Aurélio", que já está disponível no catálogo do Globoplay e de todas as plataformas de áudio com episódio duplo de estreia. A trama investigativa tem autoria e narração de Marcelo Mesquita e produção de Ivan Mizanzuk, além de contar com a participação da família do escoteiro, em especial o pai, Ivo Simon.  

A produção da série ganhou corpo em 2017, quando Marcelo Mesquita estava em outro projeto como cineasta e, por acaso, teve contato com a história e se interessou por ela ao observar que havia alguns fatos sem respostas e decidiu se aprofundar no caso. A partir da autorização da família de Marco Aurélio, que deseja até hoje encontrar uma conclusão para o seu desaparecimento, Mesquita vem se debruçando sobre o inquérito, com os documentos inéditos a que teve acesso, e entrevistando pessoas relacionadas ao acontecimento. "São quatro anos mergulhados nessa história e, quando o caso reabriu em 2021, acendeu em nós uma nova chama, uma esperança de trazer um desfecho para o desaparecimento do Marco Aurélio", destaca o autor.   

Apesar de ter ocorrido há 37 anos, a investigação policial segue aberta e o caso foi desarquivado em julho de 2021 com novos desdobramentos. De pessoas que afirmam ter visto Marco Aurélio recentemente até indícios de que ele teria sido enterrado no terreno de uma casa na zona rural, próximo ao local do desaparecimento – dando início a escavações pelas redondezas – muitas hipóteses são levantadas.   

Para o diretor do podcast, Ivan Mizanzuk, criador de podcasts de sucesso como "O Caso Evandro" e "Altamira", o mais desafiador e fascinante do caso Marco Aurélio é justamente a quase total falta de evidências que existem. "O que mais me surpreendeu é que esse caso funciona de um jeito curioso na nossa cabeça. Em um primeiro momento, parece ser um simples caso de desaparecimento. Mas você começa a olhar os detalhes, se angustia com a falta de respostas, e, quando vê, já está obcecado pela história. Como diz o próprio pai do Marco Aurélio, o seu Ivo, tudo é possível", conclui. Diante de tantas hipóteses, qual seria o real motivo do desaparecimento? Essas e outras questões estão presentes em "Pico dos Marins: o caso do escoteiro Marco Aurélio". 

O podcast é um original Globoplay com produção da Trovão Mídia. A temporada tem dez episódios e será dividida em duas partes, sendo os seis episódios em novembro. A cada semana, Marcelo Mesquita e Ivan Mizanzuk trarão diferentes rumos e linhas de investigação que abrem novas perspectivas e revelações surpreendentes relacionadas. "Pico dos Marins: o caso do escoteiro Marco Aurélio" faz parte do projeto "Novembro Casos Reais", campanha que apresenta o extenso portfólio de podcasts do gênero no Globoplay.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui