Pluto TV estreia no Brasil com conteúdo gratuito e opções ao vivo e on demand

Já está oficialmente disponível no Brasil a Pluto TV, serviço de streaming gratuito da ViacomCBS Networks International. A Pluto TV Brasil oferece uma linha ampla e diversificada de canais lineares com curadoria e conteúdo dos principais produtores em todo o mundo, além de opções de séries, filmes e variedades para serem assistidas on demand. O acesso é grátis e não há necessidade de registro – basta conectar a Pluto TV por meio do site, baixando o aplicativo para Android e iOS ou em dispositivos como Amazon Fire TV, Android TV, Apple TV, Chromecast e Roku.

"Trata-se de um marco grandioso da Viacom", declarou Maurício Kotait, Gerente Geral da ViacomCBS no Brasil, em bate-papo virtual realizado com a imprensa na manhã desta terça-feira, 8 de dezembro. "O Brasil é um dos consumidores mais importantes do streaming e, por isso, não poderia ficar de fora desse lançamento. Aqui, TV e internet são fundamentais. TV, há mais de 50 anos, é necessidade básica, e a internet também se tornou uma. A Pluto vem como uma junção dessas duas paixões. E é de graça. É um serviço que é a cara do país: democrático por natureza e com conteúdo para todos os públicos e targets. Acreditamos demais no pioneirismo da ViacomCBS de lançar um produto como esse e tenho certeza que iremos revolucionar o cenário do streaming e de conteúdo", completou.

A Pluto chega ao território nacional com 27 canais – sendo que três deles são pop-up, isto é, funcionam de forma temporária, neste caso, somente até o final do ano – são eles: Pluto TV Cine Natal, Pluto TV Clima de Natal e Pluto TV Músicas de Natal. Além disso, em 18 de dezembro serão lançados três novos canais fixos, totalizando assim 30 disponíveis: As Pistas de Blue e Você, Turma da Mônica e Pluto TV Cine Família. Outra novidade anunciada já no lançamento da Pluto é a estreia do Especial de Natal do Porta dos Fundos, "Teocracia em Vertigem", a partir do dia 10 deste mês. O filme será lançado simultaneamente no YouTube do grupo e na nova plataforma de streaming.

Rogério Francis, Vice-Presidente de CDM da ViacomCBS na América Latina, afirmou que colocar a Pluto como líder do streaming no Brasil é o grande objetivo da empresa. "Além dos canais novos que entram em dezembro de forma temporária, estaremos sempre atentos aos canais fixos que poderão entrar para a nossa grade. Nossa ideia é mais do que dobrar a quantidade de canais disponíveis para o próximo ano e fazer com que a Pluto chegue ao maior número de pessoas possível", disse o executivo.

Outros canais já disponíveis são: Pluto TV Cine Sucessos, Pluto TV Filmes Ação, Pluto TV Cine Comédia, Pluto TV Cine Drama, Pluto TV Cine Terror, Pluto TV Séries, Pluto TV Retrô, Os Três Patetas, MTV Pluto TV e Pluto TV Anime, entre outros. Até o final de 2021, a Pluto TV terá mais de 60 canais e 7800 horas de conteúdo com uma variedade de gêneros e formatos que incluem filmes, séries, reality shows, anime, estilo de vida, competições, natureza, polícia e conteúdo infantil – tudo de graça, sem necessidade de assinatura.

A Pluto TV também oferece uma biblioteca de filmes para o público brasileiro, como "Star Trek", "Sherlock Holmes", "Blue Jasmine", "PS: Eu Te Amo", "Trocando os Pés" e "Crô". Há também uma variedade de programas, séries e realities, como, "Are You The One?", "Redenção", "Divisão de Homicídios", "Terra Brasil Taboo", "Jeannie é um Gênio", "Teen Mom" e "Papito in Love", além de animes de sucesso como "Naruto Shippuden" e "Bleach". "As Aventuras de Minuano Kid", "As Pistas de Blue e Você", "Kenan & Kel", "CatDog", "Rugrats: Os Anjinhos" e "Jelly Jamm" são alguns dos títulos infantis de destaque.

O serviço tem parceria com 60 dos mais populares criadores de conteúdo da indústria de entretenimento do mundo, incluindo A+E Networks, Ammo Content, BabyFirst, Banijay Rights, Blue Ant Media, Boatrocker, CDC International, El Reino Infantil, ELO Company, Encripta, Endemol Shine, Europa Films, Forest Comunicação, FilmRise, Kinpil Entertainment, LC Barreto, Leda Films, Legendary, Lionsgate, Maurício de Sousa Produções, Medialand, MTV, Nickelodeon, Nirvana Digital, O2 Filmes, Olé Produções, Paramount Pictures, Pinguim, Polar Star, Porta Dos Fundos, Primeiro Corte, Sato, Sofa Digital, Sonar, Sony Pictures Television, SPI International, Tastemade, Televix e UOL.

Atualmente, a Pluto TV tem uma audiência mundial de quase 36 milhões de usuários ativos mensais e uma presença internacional que se estende pela Europa, América Latina e Estados Unidos, num total de 24 países ao redor do planeta. "Na América Latina, onde está presente desde março de 2020, o serviço já soma bons resultados: do lançamento para cá, foram mais de 17 milhões de downloads do app na região; em novembro, ele foi o quarto mais baixado do continente e o número 1 da Argentina nos últimos seis meses", informou Kotait.

"O poder do conteúdo aliado à publicidade"

Essa mensagem aparece no teaser que apresenta o serviço ao público brasileiro. É claro: uma vez que ele é gratuito, haverá publicidade veiculada entre os conteúdos. O Gerente Geral da ViacomCBS no Brasil dá mais detalhes de como isso será na prática: "A experiência é semelhante à televisão. Haverá um break comercial a cada dez, 12 minutos de conteúdo, o que totaliza dez minutos de comerciais por hora. Não haverá break inicial – o consumidor já começa assistindo ao conteúdo desejado. E o espaço publicitário está send usado também para divulgar os outros canais da Pluto, e não só marcas anunciantes".

Kotait defende que a publicidade dentro do ambiente da Pluto TV seja vantajosa para as marcas. Isso porque a empresa já possui dados que revelam que quem assiste ao serviço normalmente o faz por, em média, 40 minutos por vez – o que significa que a pessoa vai acabar assistindo uma média de três a quatro breaks comerciais. "Além disso, não é possível pular a publicidade. Dentro da Pluto, ela é percebida de maneira integral, porque o consumidor assiste a tela cheia. O fato de não termos o hábito de ficar mudando de canal no streaming também ajuda", acrescentou. Entre as marcas anunciantes já confirmadas, estão Amazon, Nintendo e Playstation. Outro fator importante para o mercado é que a publicidade, na Pluto, é dividida com o dono do conteúdo – e isso vale para todos os canais do serviço.

E, falando em publicidade, uma grande campanha de marketing está nos planos da Pluto para o início de 2021. "O objetivo será atingir todos os públicos do Brasil, especialmente quem não têm acesso a outros serviços de streaming", adiantou Kotait. Entre as ações previstas, estão ativações em redes sociais, comerciais na TV e OOH.

Distribuição

Francis ressaltou que a empresa segue investindo bastante em novos parceiros de distribuição: "Nosso desafio é buscar cada vez mais formas de levar esse conteúdo para as pessoas, estimulando a população a assistir. No começo de 2021, por exemplo, estaremos nas Smart TVs. Onde for necessário colocar a plataforma nós vamos buscar esse meio de distribuição".

Por fim, o executivo falou sobre a relação atual da ViacomCBS com as operadoras de TV por assinatura, quando foi questionado se as mesmas não se sentiram "traídas" por seguirem oferecendo os canais da Pay TV do grupo em seus line-ups e, agora, acompanharem a empresa lançar seu serviço próprio gratuito. "As operadoras seguem nossas parceiras. A Pluto TV não compete com nossos canais lineares, são conteúdos diferentes, que não concorrem. Nosso exemplo lá fora nos mostra isso, uma coisa não acabou com a outra. Nossos parceiros operadores seguem do nosso lado e não há desgaste nenhum com eles", garantiu.

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