Mostra de Tiradentes terá fórum para discutir e promover recomendações do setor audiovisual para o novo governo 

26ª Mostra de Tiradentes acontece entre 20 e 28 de janeiro de 2023 (Foto: Divulgação)

A 26ª Mostra de Cinema Tiradentes, que será realizada de 20 a 28 de janeiro, tem entre sua maior novidade a realização do Fórum de Tiradentes – Encontros pelo Audiovisual Brasileiro, em cinco dias presenciais, de 21 a 25 de janeiro. O evento acontece num cenário de grandes expectativas por um novo ciclo positivo de revitalização do setor audiovisual no país. Mais uma vez, a Mostra Tiradentes abre espaço para reunir pessoas de diversos segmentos do audiovisual brasileiro para o diagnóstico dos pontos críticos da atividade – fortemente afetada pela pandemia e pelo descaso do Governo Federal nos últimos cinco anos.  

A dinâmica dos trabalhos propõe a abordagem dos segmentos da formação, produção, distribuição, exibição e preservação do audiovisual, tendo por objetivos a identificação dos pontos críticos de cada segmento, a legislação normativa incidente e suas lacunas, além dos pontos considerados prioritários para a ação de fomento público, sempre levando em consideração focal a valorização das cadeias produtivas regionais e o reconhecimento do amplo conjunto de atores em exercício. 

Sob a coordenação de Raquel Hallak, diretora da Universo Produção e coordenadora geral da Mostra Tiradentes; Mário Borgneth, cineasta, produtor e ex-Secretário do Audiovisual; Alfredo Manevy, cineasta, produtor, professor e ex-Secretário Executivo do Ministério da Cultura, o encontro conta ainda com a participação de mais de 50 profissionais que atuam em cinco grupos de trabalho – os GTs do Fórum de Tiradentes, coordenados por: GT Formação (Adriana Fresquet), GT Produção (Cíntia Domit Bittar), GT Distribuição (Lia Bahia), GT Exibição/Difusão (Pedro Butcher) e GT Preservação (Hernani Heffner).

O Fórum de Tiradentes busca revisitar propositivamente a complexidade atual do audiovisual brasileiro tendo por premissas de base a valorização da descentralização, no reconhecimento do potencial das cadeias regionais de produção; a diversidade, no reconhecimento das demandas dos diversos segmentos que compõe a cadeia produtiva e na pluralidade de formatos e linguagens audiovisuais; o desenvolvimento econômico, no reconhecimento da pujança econômica do setor em meio à economia da Cultura, com seu grande potencial gerador de emprego e renda, diante das complexidades envolvidas para sua maior inserção afirmativa nos mercados nacional e global; e na democracia, reconhecendo o campo audiovisual como veículo de expressão de múltiplos protagonismos, com o objetivo de apresentar balizadores essenciais para o desenho de novas politicas públicas para o setor. 

Meta de Trabalho 

O objetivo do Fórum é documentar e registrar, de forma a contemplar o conjunto de contribuições e recomendações resultantes no processo de realização do Fórum de Tiradentes.

Carta de Tiradentes – documento de balizamento geral elaborado de maneira coletiva e transversal para sinalizar novos avanços e conquistas para o setor em consonância com a retomada democrática do país; 

Conjunto de relatórios dos Grupos de Trabalho – com detalhamento do diagnóstico e das proposições dirigidas a cada segmento da cadeia do audiovisual.

Além de apresentação pública na 26ª Mostra de Cinema de Tiradentes, os documentos serão encaminhamos ao Ministério da Cultura, Ancine e órgãos e entidades representativas do setor audiovisual.

Convidados e participantes 

A sessão de abertura terá por temas centrais as questões ligadas à nova arquitetura institucional da Cultura e do Audiovisual, os aspectos ligados à legislação de regulação e fomento do setor, com ênfase na Lei Paulo Gustavo e na regulamentação dos serviços de streaming. 

Entre os convidados, estão Alex Braga – Presidente da Ancine; Carmem Lúcia – Ministra do Supremo Tribunal Federal; Humberto Costa – Senador; Jandira Fegali – Deputada Federal; Joelma Gonzaga – Secretária do Audiovisual; Leônidas Oliveira – Secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais; Márcio Tavares – Secretário Executivo do Ministério da Cultura; e Margareth Menezes – Ministra da Cultura. A mediação será de Mário Borgneth e Alfredo Manevy, coordenadores executivos do Fórum. 

Há ainda uma extensa lista de nomes que participam dos encontros do GT de Formação, como a pesquisadora e gestora cultural Alessandra Meleiro; do GT de Produção, como o produtor e presidente do SICAV Leonardo Edde; do GT de Distribuição, como o produtor, cineasta, distribuidor e exibidor André Sturm; do GT de Exibição/Difusão, como o diretor geral do Canal Brasil André Saddy; e do GT de Preservação, como a professora, pesquisadora e preservadora audiovisual Lila Foster. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui