O Sicav – Sindicato Interestadual da Indústria Audiovisual, que representa diversos setores da indústria audiovisual, manifestou repúdio aos atos de terrorismo ocorridos em Brasília no domingo, dia 8. O sindicato afirma que "a sociedade brasileira, majoritariamente pacífica e solidária, orgulhosa de seus símbolos e de sua cultura diversa e solar, não tolerará que isso se repita". Veja a nota na íntegra:
O Sindicato Interestadual da Indústria Audiovisual – SICAV, entidade que desde 1945 representa o setor de produção audiovisual brasileiro, vem manifestar seu mais severo repúdio aos atos de terrorismo político ocorridos em Brasília em 8 de janeiro de 2023, que nos envergonham como país, diante do mundo e perante nós mesmos.
A horda fanatizada depredou edifícios icônicos, obras de arte insubstituíveis e documentos históricos e, ao fazê-lo, atingiu o coração de nossa cidadania. Mais que um atentado contra a ordem jurídica, o que se viu na Praça dos Três Poderes foi um ataque à Nação.
A sociedade brasileira, majoritariamente pacífica e solidária, orgulhosa de seus símbolos e de sua cultura diversa e solar, não tolerará que isso se repita.
O cinema e o audiovisual brasileiros, que em mais de 120 anos de história nunca se furtaram a denunciar as mazelas do país e nem deixaram de celebrar sua beleza natural e humana, certamente não deixarão que os atos terroristas de 2023 sejam esquecidos. Nem seus responsáveis. Estamos e permaneceremos atentos. A História pertence a todos nós.
Rio de Janeiro, em 9 de janeiro de 2023.