A Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis abre as inscrições para a seleção de filmes que irão compor a 23ª edição, que será realizada de 12 a 20 de outubro de 2024. Realizadores poderão submeter curtas e longas-metragens nacionais e internacionais até o dia 25 de maio. Serão avaliados pela curadoria filmes de animação, documentário e ficção, destinados ao público infantil ou infanto-juvenil e inéditos em Santa Catarina. Regulamento e inscrições estão disponíveis no site.
As obras selecionadas serão conhecidas até 10 de julho, pelo site e redes sociais da Mostra. Os curtas estarão na Mostra Competitiva e os longas serão convidados para fazer parte da programação e exibidos durante o evento. A curadoria irá selecionar os filmes a partir de critérios como qualidade técnica e artística, conteúdo próprio para o público infantil, de acordo com a classificação indicativa do Ministério da Justiça, de caráter lúdico e/ou educativo.
Todos os curtas-metragens participantes da Mostra Competitiva concorrerão a três prêmios: Melhor Filme Nacional, votado por um Júri Oficial; Melhor Filme, votado por Júri Popular; e Prêmio Especial das Crianças, votado por um Júri Infantil. Cada um dos vencedores receberá o valor de R$ 1.500. O Melhor Filme Internacional receberá troféu e certificado da 23ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis.
Uma iniciativa da Lume Produções Culturais, a Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis é vencedora do Prêmio Catarinense de Cinema – Edição especial Lei Paulo Gustavo e tem o patrocínio do Itaú. Luiza Lins é diretora da Mostra há 23 anos. No ano passado, Lins assumiu cadeira no Conselho Superior de Cinema e fez a frente do Movimento pela Infância e Audiovisual, que lançou a Cartilha Propositiva MIA, sobre a potência histórica do público infantil e a importância das políticas públicas para o segmento.