Watch Brasil lança nova versão de plataforma e anuncia parcerias com Paramount e Grupo Newco

A Watch Brasil, hub de conteúdo que reúne filmes, séries, canais lineares, transmissões esportivas, música e vídeos educacionais, lança a versão 3.0 de sua plataforma. O objetivo é redefinir a experiência dos usuários, aumentando os recursos e a capacidade técnica do hub de conteúdo. "Recentemente, decidimos nos posicionar muito mais do que como uma plataforma de streaming, como um hub de conteúdo. Percebemos a infinidade de plataformas e formas que existem hoje para consumir conteúdo e, então, vimos uma oportunidade de organizar esse mercado – tanto no B2B, que é altamente pulverizado no Brasil, quanto na organização de conteúdos para que as empresas os ofereçam a seus assinantes. Estamos expandindo cada vez mais o portfólio de serviços e produtos para além do streaming dentro da plataforma e, hoje, contamos com importantes parceiros e marcas nessa jornada", disse Maurício Almeida (foto), CEO da Watch Brasil e cofounder, em evento realizado para imprensa e mercado na noite da última quarta, 8. 

Expansão de negócios em parceria com a Paramount 

Outra novidade é que a plataforma Watch Brasil será responsável pela comercialização de novos pacotes de Paramount+ para a maior parte dos ISPs. A empresa foi escolhida, entre outras razões, pela qualidade de transmissão da plataforma e experiência ofertada ao usuário final. "O mercado está passando por diversas transformações. Hoje, decidimos expandir nossa parceria com a Watch, que começou em 2018, fazendo da empresa nossa parceira estratégica exclusiva no que diz respeito aos provedores de banda larga independentes. Decidimos isso pensando na estratégia da holding de expandir nossos negócios e investir em capilaridade, sem deixar de lado a tecnologia e a qualidade de atendimento. Somos uma empresa do tamanho de um transatlântico, presente em 148 países, e por isso precisamos entregar excelência em serviço. Para isso, precisamos de parceiros estratégicos, e nesse sentido a Watch, que atinge esse mercado de provedores de banda larga, se tornou a melhor opção. Temos total confiança na qualidade da entrega e na segurança da plataforma Watch Brasil, pontuou Rogério Francis, vice-presidente de distribuição de conteúdo da Paramount, durante o evento. 

Tecnologia e performance 

A Watch Brasil nasceu já com o pré-requisito de performance para a boa experiência, somado à segurança e à qualidade da tecnologia. "O conteúdo sempre ficou hospedado no Content Delivery Network (CDN) da Akamai, um servidor que vários provedores já possuem em sua infraestrutura, o que faz com que a performance dentro da rede do ISP seja excelente", explica Almeida. "Em termos de tecnologia, temos a mesma usada pelos players globais. Desde o CDN, onde estão armazenados os filmes, até o DRM, que cuida da segurança contra pirataria, usamos exatamente a mesma tecnologia e infraestrutura de software que os estúdios de Hollywood, como a Paramount, utilizam em suas soluções mundiais. Nosso fornecedor de tecnologia é a Kaltura, empresa israelense com sede em Nova York e ações na Nasdaq", adiciona o CEO.

A Watch Brasil leva ao usuário final performance e diversidade de opções para uma boa experiência de streaming em qualquer device, apresentando  ainda uma relação positiva de custo x benefício. E de acordo com Almeida, a plataforma gera novos clientes aos estúdios e TVs: "Levamos aos milhões de assinantes dos provedores regionais (os ISPs) o conteúdo produzido por Hollywood, com a segurança tecnológica robusta e à prova de pirataria. Ajudamos os ISPs – empreendedores que são provedores de internet, um mercado que  dobrou de tamanho desde 2018, data do lançamento da Watch, passando de 9 mil  a mais de 18 mil empresas – a terem um diferencial competitivo e poderem ofertar conteúdos dos últimos lançamentos de Hollywood. E mais, a Watch Brasil é o parceiro para criação de streamings, como é o caso do UOL Play e Vero Play". 

Versão 3.0 com foco em possibilidade de combos 

Em março deste ano, a Watch Brasil recebeu um aporte de R$ 28 milhões do fundo Bertha Capital, gestora de CVC (Corporate Venture Capital) da Multilaser, que se tornou sócia investidora da startup. A Watch Brasil vem crescendo a passos largos desde seu lançamento em 2018: em 2020, registrou quase R$ 10 milhões de faturamento e, em 2021, passou de R$ 17 milhões. Em termos de assinantes, a empresa cresceu 150% de 2020 para 2021 e espera chegar a 400% de aumento em 2022. 

Nesse processo de expansão, a empresa inaugurou um escritório em Manaus (AM), reforçou seu time de atendimento comercial em todas as regiões do Brasil e ampliou ainda mais o portfólio. Desde o início do ano, a empresa também investiu no avanço tecnológico e lança, agora, a versão 3.0. 

"Entre os principais diferenciais oferecidos estão as possibilidades exclusivas para o B2B de personalização nos serviçosde conteúdos de acordo com o pacote comprado pelo consumidor.  Para acelerar o desenvolvimento e flexibilizar a construção da interface, criamos um padrão de componentização, com uma biblioteca central de componentes que permite criar interfaces customizáveis e de rápida atualização. Alguns padrões de interface do usuário foram criados para facilitar o gerenciamento e o controle das publicações de conteúdos com relação a front-end", conta Almeida.

A Watch Brasil oferece serviços de streaming diretamente a provedores e também viabiliza que parceiros criem serviços específicos, como a oferta do UOL Play e do Vero Play, ambas impulsionadas e viabilizadas pela plataforma tecnológica da startup. "A nova plataforma também foca em solução de inteligência artificial para construção de carrosséis de conteúdo de forma automática, de acordo com padrões de consumo e perfil de usuários. Para produtos vendidos de forma separada, teremos um carrossel dedicado, no qual os usuários poderão ter acesso a produtos que podem ser adicionados em suas assinaturas, como HBO e DirectTV GO, entre outros", acrescenta o CEO. 

Nova parceria com a Newco 

Promover o incremento das relações entre operadoras e provedores de internet é a estratégia do Grupo Newco, que investe agora em um sistema totalmente dedicado a este mercado. O novo serviço, criado em parceria com a Watch e anunciado durante o evento desta quarta, traz segurança, qualidade e velocidade, que vão garantir aos distribuidores melhor acesso aos conteúdos. A parceria com a Watch para distribuição de conteúdos do Grupo Newco vai reunir todos os seus canais e também o sinal da Band aberta, além das rádios BandNews FM, Rádio Bandeirantes, Band FM, Play FM e Nativa FM.

"Somos um grupo brasileiro, uma plataforma de canais e de conteúdos diversos que está aprendendo a transitar nesse novo mundo. Concluímos que nossa missão e nossa função é a produção de conteúdo, e esse conteúdo tem que estar disponível para todos os brasileiros que tenham interesse nele. Produzimos conteúdos relevantes, que considero importante que cheguem na casa das pessoas. E, para isso, precisamos usar as plataformas de acesso e os provedores mais competentes do país. E para que os empresários que operam esses ISPs pelo Brasil se firmem no mercado, eles precisam de conteúdo", analisou Paulo Saad, vice-presidente do Grupo Bandeirantes. 

"O objetivo é entregar para o distribuidor um pacote completo e possibilitar ao consumidor final o acesso facilitado a todos eles. Estarão na Watch os canais BandNewsTV, BandSports, Terraviva, AgroMais, Sabor & Arte e Arte1, além do novo canal a ser lançado em julho, o Canal Empreender, que trata especificamente de conteúdos regionais, do pequeno e médio empreendedor, agentes econômicos que são a grande força do país, localizados nas áreas onde, através dos ISPs, queremos chegar, o que torna mais oportuno este nosso acordo", complementa Saad. 

A expectativa do grupo é a de que, a partir de agora, mais de 9 mil provedores de serviços de banda larga tenham acesso direto a esses produtos. Atualmente, 100% das principais operadoras do país já carregam algum canal distribuído pelo Grupo Newco e pelo menos 70% delas carregam todos os canais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui