Nesta terça-feira, 9 de agosto, Dia Internacional dos Povos Indígenas, foi ao ar o quarto e último episódio de "O Som do Rio", série exclusiva do YouTube produzida pela Maria Farinha Filmes. Após Thelma Assis, Vitor diCastro e Lenine viajarem ao longo do Rio Tapajós, guiados pela ativista indígena Val Munduruku e pela artista e ativista socioambiental Maria Gadú, eles chegam ao último episódio, embalados por uma canção inédita criada e produzida por Gadú, ao longo do percurso do rio.
O projeto, que já acumula mais de 7 milhões de visualizações, foi dirigido por Carol Quintanilha e mostrou ao longo de quatro episódios as diferentes culturas, tecnologias e saberes ressaltando a força e importância dos povos originários. Para explicar o impacto que isso tem na vida de quem está longe da Amazônia, o youtuber e apresentador Felipe Castanhari, usou sua didática, apresentando de maneira simples, alguns conceitos complexos relacionados ao tema.
Para Maria Gadú, "Reunir pessoas numa viagem fluvial pela Amazônia é transbordar o Brasil para além dos limites das fronteiras de pensamento e conhecimento. Poder registrar as falas e sons do rio é aprender cada dia mais sobre como será a nova era do planeta: limpa, viva, indígena, múltipla e colorida. Um prazer fazer parte desse time que junto ao YouTube acredita no poder da floresta de pé".
E para Val Munduruku, "Assistir ao último episódio do 'Som do Rio' nesta data tão importante que é hoje, Dia Internacional Dos Povos Indígenas, é muito emocionante por saber de toda luta e resistência desses povos, sobretudo do meu povo Munduruku. É um momento muito emergencial para falar sobre tudo o que está acontecendo nos nossos territórios, para que as pessoas possam ouvir o nosso chamado nessa luta em defesa do nosso Rio Tapajós, em defesa dos nossos povos e em defesa da vida. Sempre quis que Gadú viesse conhecer o Tapajós, mas não imaginaria que essa presença resultaria nesse projeto tão importante para a nossa região. Saber que temos Maria como aliada nessa luta sem dúvida é um suspiro pra vida".
A série completa está disponível gratuitamente no canal do YouTube da Maria Gadú.