A Cinefilm* apresenta Fernanda Senatori como nova diretora executiva da produtora. A profissional agora está à frente das operações e atua no planejamento estratégico e na gestão de novos negócios, parcerias e conteúdo. Senatori tem como objetivo principal a ampliação de parcerias estratégicas e o crescimento de coproduções, de forma que empresas do setor audiovisual unam talentos para viabilizar conteúdo e se fortaleçam.
A reestruturação da produtora aconteceu ao longo dos últimos dois anos. "Esse processo se deu principalmente para atender à demanda por grandes produções, no molde das que fizemos com Disney+ e Star+, e algumas coproduções. Para isso, foi necessário construir uma estrutura robusta de equipes e de processos de backoffice. Agora, a Cinefilm* tem o objetivo de expandir o perfil e alcance de projetos, além de diversificar seus conteúdos e clientes, com foco na demanda do mercado para entregar o melhor entretenimento para audiências diversas", contou a diretora em entrevista exclusiva para TELA VIVA.
"Com a ampliação de negócios, a nova gestão tem estruturado departamentos e investido no meio digital e na comunicação integrada, de olho em novos modelos de negócios, nacionais e internacionais. Para coroar as mudanças estruturais, a Cinefilm* apresenta sua nova marca, que dá um visual mais moderno à produtora", completou.
A nova diretora executiva tem experiência de mais de 25 anos como produtora executiva, com atuação direta em toda a cadeia produtiva, incluindo aquisição de direitos, planejamento estratégico e financeiro, supervisão criativa e executiva de projetos de conteúdo, prestando serviços para grandes players do mercado, como Netflix, Globo e Disney. Trabalhou ainda na Ancine, no setor de Relações Internacionais, incentivando a parceria de empresas estrangeiras com produtoras brasileiras na realização de coproduções.
"Eu entro com o objetivo de ampliar as parcerias estratégicas e clientes, para o crescimento de coproduções no Brasil e nos mercados internacionais, e diversificar a oferta de conteúdos originais, buscando ampliar a carteira de projetos com essa característica, tanto de ficção como não-ficção, com destaque para os realities. A Cinefilm* tem uma ampla rede de conexões, unindo oportunidades e talentos. Fazer a conexão de todas essas pontas também será um importante passo para a nova fase. Por meio dessas conexões, queremos também promover a colaboração entre talentos de criação e roteiro, trazendo vozes com experiência internacional e maturidade para ajudar nossos talentos a se desenvolverem e impulsionar os conteúdos brasileiros a atingirem audiências globais", definiu.
Mudança de logomarca
Criada em parceria com Renato Sievers, da QPix Creative Minds, a nova identidade visual pode ser vista no novo site, nas redes sociais (Instagram e LinkedIn) e nos materiais de divulgação. A logomarca teve alguns ajustes gráficos, além de mudanças de cores. "A ideia é ampliar e melhorar a percepção da nossa marca no mercado do audiovisual brasileiro. A nova identidade visual imprime qualidades e princípios que fazem parte do DNA da Cinefilm*. Estamos sempre buscando novas formas de contar histórias", afirma Mariane Nunes, head de Desenvolvimento de Projetos da Cinefilm*.
Nova realidade
"Sem dúvida hoje estamos em um mercado muito diferente do de dois anos atrás, em que prevaleceram modelos de prestação de serviços para grandes players nacionais e internacionais, enquanto o mercado independente passava por uma retração por conta da quase paralisação da gestão cultural e dos investimentos públicos", refletiu a diretora. "Agora, começamos a ver uma nova realidade, que nos permite voltar a pensar em financiamentos vindos de mais de uma fonte. E, se por um lado isso requer modelos de negócios mais sofisticados, por outro dá a oportunidade de construção de muitas parcerias para o fortalecimento de empresas de diferentes portes", analisou.
Nesse sentido, Senatori relembrou que, no início, a produtora contava principalmente com projetos infanto-juvenis, mas que em 2023 produziu séries que vão do musical ao drama de época. "Começamos a desenvolver alguns projetos de reality show, coproduzimos nosso primeiro longa-metragem e buscamos apoiar o mercado estabelecendo diferentes modelos de parcerias entre produtoras – a exemplo de 'Levante', longa de Lilla Hallah do qual a Cinefilm* é produtora associada, que foi selecionado para a Semana da Crítica do Festival de Cannes deste ano e premiado no Festival do Rio e San Sebastian, entre outros. Também apostamos em parcerias com talentos renomados, como Graciela Guarani, Janaina Tokitaka, José Eduardo Belmonte e Susanna Lira, preparando um catálogo com projetos de relevância nacional e internacional. A Cinefilm* também conta com uma parceria com a Non-Stop, um grupo global que nos potencializa comercialmente e criativamente".
No novo momento, a produtora quer estabelecer diferentes modelos de parcerias entre produtoras: "Vemos diversas possibilidades para parcerias e entendemos que cada projeto demanda um modelo específico, mas sempre pensando em somar forças, em viabilizar projetos e ter bons produtos que representem o Brasil. De maneira geral, estamos muito abertos a discutir e testar modelos e formatos de negócios para diferentes projetos. Nenhum player sobrevive sozinho no mercado; os modelos de parcerias que queremos se estendem para distribuidoras e streamings. Acreditamos que todos estão se abrindo a novos desenhos e fazendo parcerias".
Projetos
No Brasil desde 2009, a produtora independente tem entre seus principais projetos as séries juvenis "Tudo Igual – SQN" e "Juacas", em parceria com a Disney+, e as séries de ficção "Não Foi Minha Culpa" e "Dois Tempos" para o Star+.
Atualmente, a Cinefilm* finaliza a série "Americana", com o Star+, e "Uma Garota Comum", com o Disney+ (lembrando que, neste ano, as plataformas serão unificadas numa só). Também está em fase de finalização do longa-metragem de animação "Dália e o Livro Vermelho", em coprodução internacional com as produtoras Vista Sur (Argentina), Golem Studio (Peru) e Doce Entertainment (Espanha), e que será distribuído no Brasil pela Star+ Distribution, com previsão de estreia para 2024.
"Será um ano muito importante para a Cinefilm*. O mercado terá a chance de conhecer algumas produções muito interessantes que fizemos nos últimos anos", celebrou a diretora. "E estamos vendo a possibilidade de novas opções de comercialização, agora que o modelo de exclusividade das IPs nas plataformas está se flexibilizando. O momento atual favorece a exploração comercial. Uma mesma propriedade intelectual pode circular em várias janelas, inclusive com formatos diferentes. As janelas mudaram e estão mudando, o cinema volta a ser um canal estratégico na composição de janelas, mas também vemos a possibilidade de acordos com players não tradicionais, como o TikTok. Vamos pensar em modelos de holdback, tendo os distribuidores como aliados nos acordos e negociações. Novos modelos de licença, licenciamentos mais curtos. São outros desenhos de janelas que não estão completamente claros, mas sem dúvida estaremos fazendo parte dessa construção", finalizou.