Entidade diz que não apoia boicote a edital de desenvolvimento

Em resposta ao boicote ao edital de desenvolvimento de projetos proposto pela Associação dos Roteiristas, a diretoria da entidade Autores de Cinema se manifestou nesta terça para esclarecer que a associação não concorda com o boicote. A Autores de Cinema, que tem entre os associados alguns dos roteiristas de maior reconhecimento na atual cinematografia brasileira, enviou carta (veja abaixo) ao secretário do Audiovisual do Ministério da Cultura, Silvio Da-Rin, explicando sua posição no debate.
Na carta a associação afirma que também tem críticas ao edital de desenvolvimento de roteiros e que está discutindo internamente o edital para apresentar suas idéias e críticas à Secretaria do Audiovisual. Contudo, "valoriza muito o diálogo – até recentemente inédito – estabelecido com o Ministério" e destaca que "quaisquer que sejam essas críticas, elas partem de uma posição de apoio à iniciativa de lançar um edital para roteiristas".
Veja a carta na íntegra:

Prezado Secretário
A Autores de Cinema (AC), associação que reúne exclusivamente roteiristas profissionais cinematográficos, vem por meio desta esclarecer junto à Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura que, embora também tenha críticas ao edital de desenvolvimento de roteiros de longa-metragem recentemente publicado, não está alinhada à Associação de Roteiristas (AR) na sua proposta de boicote, apresentada em entrevista a O Globo pelo seu presidente, Marcilio Moraes.
A Autores de Cinema tem um bom diálogo com a AR, trabalha conjuntamente com esta associação em diversas frentes, mas, nesse caso específico, gostaríamos de marcar claramente a diferença entre nossas posições.
Nossa associação valoriza muito o diálogo – até recentemente inédito – estabelecido com o Ministério e está nesse momento discutindo internamente o edital para, assim que tiver uma posição consolidada, apresentar suas idéias e críticas à Secretaria do Audiovisual. Mas, quaisquer que sejam essas críticas, elas partem de uma posição de apoio à iniciativa de lançar um edital para roteiristas.
Por motivos de força maior, a AC não participou da discussão sobre o edital, para a qual foi convidada pela Secretaria do Audiovisual, fato que lamentamos muito. Esperamos retomar o mais rapidamente possível o diálogo, sobre esse e outros temas de interesse. Para tanto, gostaríamos de aproveitar a oportunidade para propor um encontro com o Sr Secretário. Aguardamos ansiosamente essa oportunidade.
Atenciosamente
David França Mendes
Vice-Presidente da Autores de Cinema

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui