A 14ª edição do In-Edit Brasil – Festival Internacional do Documentário Musical acontece de 15 a 26 de junho, de forma híbrida: presencial, na cidade de São Paulo, nas salas de cinema CineSesc, Cinemateca Brasileira, Cine Bijou, Circuito Spcine CCSP – Lima Barreto, Circuito Spcine Roberto Santos, Circuito Spcine Cidade Tiradentes, com sessões especiais na Sala Olido e na Sala São Paulo, e online, na plataforma do festivale em plataformas parceiras, para todo Brasil.
Com um total de 67 títulos, entre longas e curtas, nacionais e internacionais, inéditos no circuito comercial, a programação conta ainda com diversas atividades paralelas como shows, pocket shows, masterclass, debates, encontros, sessões apresentadas por convidados e feira de vinil.
"A programação online amplia o alcance, democratiza o acesso, é indispensável ao festival. Mas a grande aposta desta edição é a volta ao presencial! Por isso, tantas sessões com diretores, diretoras e convidados especiais. Por isso, tantos shows. Queremos resgatar o prazer do encontro, das trocas, investir na experiência viva que só um festival pode oferecer", afirma Leonardo Kehdi, diretor-executivo do festival.
Sessão de abertura
A Cerimônia de Abertura acontece no dia 15 de junho, às 20h30, no CineSesc, com a exibição do inédito "Nothing Compares",sobrea vida da cantora irlandesa Sinéad O'Connor. Entre altos e baixos na carreira da artista, que mudou radicalmente a figura da mulher no rock ao raspar sua cabeça, usar roupas masculinas e soltar frases polêmicas ao se referir à moral e aos bons costumes britânicos, o documentário traz imagens inéditas de arquivo e a voz da própria cantora como narradora. A diretora Kathryn Ferguson resgata essa trajetória de um ponto de vista abertamente feminista. Os ingressos serão distribuídos gratuitamente na bilheteria do CineSesc, com uma hora de antecedência do início da sessão (sujeito à lotação da sala).
Panorama Brasileiro
O Panorama Brasileiro, que inclui as seções Competição Nacional, Mostra Brasil, Curta um Som e Sessões Especiais, traz um total de 33 títulos de diversos gêneros musicais e personagens vindos de estados como Bahia, Amapá, Mato Grosso, São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Pernambuco, Sergipe, Pará e Rio de Janeiro.
Todos os títulos do Panorama Brasileiro serão exibidos nas salas do festival (em São Paulo) e exibidos no formato online para todo o Brasil – exceto os filmes das Sessões Especiais, exibidos somente nas salas de cinema.
A Competição Nacional apresenta seis títulos inéditos no circuito comercial, sendo três deles em pré-estreia nacional. O vencedor entra no circuito In-Edit de festivais e será exibido na edição de Barcelona, na Espanha, com a presença de seu diretor ou diretora.
Entre eles, o longa "A Música Natureza de Léa Freire", de Lucas Weglinski (SP), exibido em avant-premiére no festival, retrata uma das principais compositoras e instrumentistas do país, Léa Freire, o começo de sua carreira tocando na noite paulistana e sua trajetória, chegando a ser comparada a Tom Jobim, Villa-Lobos e Hermeto Pascoal.
Já a Mostra Brasil traz o melhor da nova safra de documentários musicais, como o roadmovie "Bandoneando – A Busca pelos bandoneonistas negros da Campanha Gaúcha", de Diego Müller (RS), que busca identificar personagens esquecidos na música: negros que colaboraram na introdução e divulgação do bandoneón na cultura gaúcha. Um dos principais nomes na divulgação do forró na cidade de São Paulo, "Castanheiro do Forró", de Alfredo Bello (SP-PE),acompanha o músico Castanheiro, gerente de um dos maiores salões de forró da cidade e diretor de programação da Rádio Atual, que tocou e gravou durante anos com Luiz Gonzaga e outros grandes nomes.
A mostra Curta Um Som, por sua vez, apresenta um leque com as mais variadas experiências sonoras, personagens e fatos históricos. Entre os títulos, "Orquestra das Diretas", de Caue Nunes, sobre a Orquestra Sinfônica de Campinas, que participou de vários comícios do movimento Diretas Já, liderada pelo maestro Benito Juarez, e "As Canções de Amor de uma Bixa Velha", de André Sandino Costa, traz uma reflexão de Marcio Januário sobre a condição de homem negro, gay e de terceira idade.
As Sessões Especiais trazem oito títulos divididos em dois grupos. O grupo dos filmes inéditos apresenta quatro títulos finalizados especialmente para o Festival e exibidos em sessões únicas – entre eles, está "Carlini – Guitarrista de Rock",de Luiz Carlos Lucena,que conta a históriado guitarrista Luiz Carlini, que fez parte da formação clássica do Tutti-Frutti e, acompanhando Rita Lee, gravou grandes clássicos do rock nacional, como "Atrás do Porto Tem uma Cidade", "Fruto Proibido", e "Ovelha Negra".
Complementam as Sessões Especiais quatro filmes que foram destaque nas edições de 2020 e 2021 do In-Edit Brasil. Devido à pandemia de Covid-19, esses filmes puderam ser vistos somente no formato online e, agora, serão exibidos pela primeira vez na tela grande do cinema. Entre eles, o filme vencedor do In-Edit Brasil 2021, "Aquilo Que Eu Nunca Perdi", de Marina Thomé, que mostra a cantora e compositora Alzira E, sua carreira com parceiros como Itamar Assumpção, Ney Matogrosso, Almir Sater e sua irmã Tetê Espíndola, com arquivos, ensaios atuais e conversas íntimas dessa artista extraordinária, pioneira de muitas batalhas, que aos 63 anos lidera uma banda de rock.
Panorama Mundial
O Panorama Mundial traz 25 documentários internacionais que serão exibidos no formato presencial, em São Paulo, e uma seleção online. Faz parte da mostra o documentário "a-ha: The Movie" (foto), dos diretores Thomas Robsahm e Aslaug Holm.
Especial Heavy Metal
Por fim, o In-Edit apresenta um especial com nove títulos nacionais e internacionais sobre heavy metal. A programação conta, por exemplo, com o documentário finlandês "A Heavy Metal Civilization", de Cristina Ornellas e Maila-Kaarina Rantanen, que traz depoimentos dos maiores nomes do gênero, que compartilham seus pontos de vista sobre sociedade, religião, política e como uma subcultura underground se tornou um importante embaixador da cultura local.
O evento conta ainda com uma programação paralela composta por música, encontros e debates.
O IN-EDIT BRASIL 2022 conta com patrocínio máster de Colombo Agroindústria, patrocínio de Itaú Unibanco, Spcine e Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo e é uma realização conjunta de Sesc SP, In Brasil Cultural e Secretaria Especial de Cultural, Ministério do Turismo e Governo Federal.