A partir desta terça-feira, dia 11 de abril, após o "BBB", o "Profissão Repórter" volta a apresentar os bastidores da notícia em nova temporada com novidades. Além das temáticas contemporâneas, nesta temporada Caco Barcellos e sua equipe ganham aliados para cair na estrada. O time de repórteres viaja pelas regiões Sudeste, Sul, Nordeste e Centro-Oeste do país a bordo de um motorhome, e pela região Norte, a bordo de um barcohome. O programa ganha também uma abertura inédita, que vai evidenciar as pessoas e suas histórias.
O "Profissão Repórter – Pra onde, Brasil" vai compor esta temporada, exibindo em cinco episódios as reportagens que têm como base os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS) no Brasil da Organização das Nações Unidas. O objetivo desses episódios é mostrar os problemas de cada região e como o cumprimento dessas metas pode melhorar a vida das pessoas. O projeto está alinhado à Jornada ESG da Globo, que é signatária do Pacto Global.
Na estreia, o programa revela o tamanho da destruição das áreas de proteção ambiental da Amazônia, fiscalizadas e gerenciadas pelo Instituto Chico Mendes. Durante duas semanas, Caco Barcellos e os repórteres Sara Pavani e Chico Bahia acompanharam as investigações dos agentes ambientais nas áreas de florestas dos estados do Mato Grosso e do Pará. O trabalho resultou no flagrante de atividades criminosas dentro das grandes fazendas de produção agrícola e de gado, nos distritos de Castelo dos Sonhos, Novo Progresso, Moraes de Almeida, Caracol e no município de Itaituba, todos no Pará.
A previsão é que cada viagem dure cerca de dez dias. Além de servir de moradia para os jornalistas, o motorhome funciona também com uma "redação sobre rodas". Câmeras foram instaladas em diferentes pontos do veículo e vão revelar todos os bastidores e os desafios de cada reportagem. Acompanham Caco Barcellos nesta temporada os repórteres André Neves Sampaio, Chico Bahia, Danielle Zampollo, Guilherme Belarmino, Júlia Sena, Nathalia Tavolieri, Sara Pavani e Thiago Jock.