O Projeto Paradiso anuncia, no próximo dia 21, o roteirista selecionado para a Pop Up Film Residency durante a 75ª edição do Festival de Cannes, que acontece este ano entre 17 e 28 de maio na Riviera Francesa. Pela terceira vez, um roteirista brasileiro vai participar da Pop Up Film Residency, programa de mentoria para desenvolvimento de um longa de ficção, que este ano acontece durante três semanas, em agosto, em Vilnius, capital da Lituânia.
Em parceria com a Pop Up, o Projeto Paradiso garante a vaga de um brasileiro, que receberá uma Bolsa Paradiso e apoio para translado no valor de R$ 5 mil, além de passar a integrar a Rede Paradiso de Talentos. O anúncio do selecionado acontecerá durante um café da manhã do Projeto Paradiso, às 9h30 (horário de Cannes), e será feito por Josephine Bourgois e Rachel do Valle, diretora executiva e diretora de programas do Projeto Paradiso, ao lado de Matthieu Darras, idealizador do Festival, no stand do Cinema do Brasil, no Marché du Film, mercado audiovisual ligado ao festival que acontece entre os dias 17 e 25 de maio. Darras foi diretor artístico do Torino Film Lab por dez anos e programador da Semana da Crítica do Festival de Cannes.
A residência é uma parceria com outras entidades, laboratórios, festivais e mercados internacionais. Entre as instituições parceiras estão nomes como o Next Step, do Festival de Cannes; o Hezayah Lab, do Doha Film Institute; o When East Meets West e o EAVE Producers Workshop.
Mais anúncios em apoios em Cannes
Além deste anúncio, durante o café da manhã realizado pelo Projeto Paradiso no stand do Cinema do Brasil (Palais 26.01), a instituição vai lançar o Produire au Sud no Brasil, workshop internacional de coprodução internacional que fará uma edição voltada para brasileiros, em parceria com o Projeto Paradiso.
No mesmo evento, em parceria com o NICHO 54, instituto que atua na formação de profissionais negros do audiovisual, o Projeto Paradiso apresentará um Meet and Greet do Nicho Executiva, programa que conta com a participação de cinco produtoras executivas negras, em processo de profissionalização, que vão ao festival de Cannes como parte de sua formação.
Um dia antes, na sexta-feira, dia 20, às 11h30, o Projeto Paradiso fará o lançamento do Prêmio WIP Paradiso Ventana Sur, no stand Argentina (Village Int'l – Riviera, 133), que beneficiará uma produção brasileira durante o mercado argentino parceiro do Marché du Film, em dezembro deste ano.
Em Cannes, o Projeto Paradiso também apoiará a presença da diretora e roteirista Barbara Cunha, que apresentará seu projeto "Campo dos Lobos-Guarás" no Marché du Film. Essa participação integra a Incubadora Paradiso, programa de desenvolvimento de roteiros de longas de ficção para a qual Barbara foi selecionada em 2020.
Por fim, o Cinema do Brasil, programa de promoção e exportação do cinema brasileiro no exterior, também contará com apoio do Projeto Paradiso para estar presente em Cannes.