O UOL estreou o Canal UOL, projeto inédito de conteúdo em vídeo que reúne notícias, entretenimento e esportes. A novidade, apresentada em meio às comemorações de 25 anos da Companhia, conta com uma programação de oito horas diárias, sendo seis delas ao vivo, de segunda a sexta.
"A programação do Canal UOL está baseada numa grade diversa de conteúdo de entretenimento, notícias e esportes, contando com a apresentação de alguns dos melhores profissionais e talentos nas suas respectivas áreas", explica Paulo Samia, CEO do UOL Conteúdo e Serviços, em entrevista exclusiva para TELA VIVA. "O 'UOL News', por exemplo, reúne as principais notícias do dia, e é apresentado por Fabíola Cidral e Diego Sarza. No entretenimento, contamos com a participação de nomes como Zeca Camargo e Otaviano Costa, entre outros. Já no 'UOL News Esporte', Domitila Becker apresenta um giro dos clubes, do futebol internacional, o quadro 'Por onde anda e ainda conta com o apoio de comentaristas do UOL Esporte ao vivo. Os programas estão todos alinhados com a produção editorial do UOL e fornecem mais um formato para consumo de conteúdo – desta vez, em vídeo", completa.
O projeto vem para consolidar a aposta do UOL em conteúdo em vídeo e visa fortalecer a distribuição dos produtos editoriais do grupo, oferecendo à audiência uma programação que se assemelha àquela tradicionalmente encontrada na TV, mas com as funcionalidades e a praticidade de um serviço de streaming. Todos os programas, inclusive os apresentados ao vivo, também estarão disponíveis on demand, para o público assistir quando e de onde quiser, na página aberta do UOL Play, a plataforma streaming do UOL, e também pelas redes sociais da marca, como YouTube, Facebook e Twitter. Vale mencionar que, recentemente, o UOL Play incrementou seu portfólio com uma série de canais lineares, com a programação transmitida ao vivo na plataforma de acordo com a grade original das atrações.
"O Canal UOL tem uma programação original e inteiramente produzida pelo UOL. No entanto, está hospedado no UOL Play, que tem um vasto portfólio de títulos de grandes estúdios, e fornece acesso ilimitado à programação de uma série de canais lineares", esclarece o CEO.
Aposta no vídeo
O UOL tem investido cada vez mais no conteúdo em vídeo – entre suas recentes ações estiveram, para além do lançamento do novo Canal UOL, a criação do UOL Play via parceria com a Watch Brasil. A empresa possui ainda a MOV, sua própria produtora de vídeos. A MOV tem, entre outras séries e ações, o selo MOV.doc, destinado às produções documentais da área de conteúdo.
"Os programas em vídeo disponíveis no Canal UOL acompanham as transformações no consumo de informação pela audiência. A partir de uma programação consolidada, oferecemos ao público o melhor do universo do entretenimento, notícias e esportes, com a facilidade de acompanhar os programas onde quer que as pessoas estejam", pontua Samia. "Além disso, tendo em vista que o Canal UOL está hospedado no UOL Play, a plataforma de streaming do UOL, consolidamos nosso conteúdo em vídeo para que todos possam acompanhar as nossas produções num único lugar", acrescenta.
O Canal UOL se posiciona como um projeto de conteúdo em vídeo inteiramente gratuito, com a programação original do UOL. Por sua vez, o UOL Play, que hospeda o Canal UOL, surgiu com a proposta de ser um hub de conteúdo em vídeo, agregando diversos interesses, como notícias, entretenimento, infantil, esportes.
Publicidade
As oportunidades publicitárias no novo projeto já estão abertas. Samia afirma que as marcas que queiram anunciar ou fazer parcerias com os programas do Canal UOL "vão encontrar um espaço qualificado para dialogar com seus públicos de interesse, além da credibilidade e qualidade editorial que são características próprias de todas as produções do UOL".
Planos para o futuro
O UOL tem expandido sua distribuição para abranger diferentes formatos e plataformas – e seguir com essa expansão está nos planos da Companhia. Quando questionado sobre as possibilidades de continuar ocupando novas plataformas ou até, futuramente, ter um canal de TV próprio, Samia respondeu: "O UOL, como um produtor de conteúdo, e como um grande veículo de comunicação digital, tem interesse em estar presente em todos os momentos de consumo de conteúdo da sua audiência. Já estamos distribuindo o nosso conteúdo em todas as plataformas digitais. A expansão para outras plataformas é uma possibilidade que sempre analisamos".