Celebrando sua primeira década, produtora Salvatore adota setorização em três diferentes áreas

Marcelo Botta e Gabriel Di Giacomo Rocha, sócios da Salvatore Filmes (Foto: Divulgação)

Fundada em 2013 por Marcelo Botta e Gabriel Di Giacomo Rocha, a Salvatore Filmes celebra sua primeira década com novos projetos e uma trajetória de produções exibidas em televisão, cinemas e festivais nacionais e internacionais. Entre os títulos, destacam-se a série de comédia "Auto Posto" (2020-23), coprodução com a Paramount, que teve a melhor audiência do canal Comedy Central em 2020; o longa-metragem "Abestalhados 2" (2022), coprodução com a Zencrane Filmes; e o documentário "Memória Sufocada" (2021), com direção de Di Giacomo Rocha, selecionado para a 45ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo e para o Festival Internacional de Cine de Vinã Del Mar. O filme ainda recebeu a Menção Especial do Júri no 25º Festival de Málaga e, em breve, poderá ser assistido pelo Globoplay. 

"Nessa primeira década da Salvatore Filmes, passamos por diversos ciclos do mercado audiovisual, alternando bons momentos e outros mais difíceis. Produzimos para cinema, televisão, streaming e redes sociais. Foi um período de amadurecimento muito grande, um tempo de preparação para essa nova etapa da produtora. Diante de um cenário cada vez mais competitivo, a Salvatore busca se manter relevante através da originalidade dos projetos. Acreditamos que qualidade é mais importante do que quantidade. Queremos ter orgulho de cada projeto produzido e não necessariamente ser a produtora com maior volume de produção do mercado", analisou o diretor Marcelo Botta, sócio da Salvatore, em entrevista exclusiva para TELA VIVA. 

Setorização 

Entre os projetos dos dez anos da empresa, a setorização da produtora em três áreas é a grande novidade. A primeira divisão, chamada de Salvatore Filmes, está mais voltada para o mercado da arte e agrupa os projetos de maior densidade, tanto os dramas ficcionais e filmes mais autorais quanto os documentários de temática política, social e ambiental. Quanto aos formatos, a Salvatore Filmes pode fazer tanto longas quanto curtas e séries, mas sempre mantendo essa busca por projetos autorais que tenham potencial para impactar os festivais, a crítica e o público.

Já a frente Salva.Studio é uma produtora voltada para o mundo do entretenimento. É a divisão especializada na produção e desenvolvimento de séries e longas para TV e streaming, abarcando tanto projetos ficcionais de comédia quanto os formatos de variedades, reality e não-ficção. A Salva.Studio também é a produtora de conteúdo para marcas, atuando na produção da tradicional propaganda de TV e na criação de projetos de branded content para o digital. Ela aposta ainda nos formatos híbridos, que podem envolver marcas e players na elaboração de projetos que alcancem relevância e engajamento. 

A terceira empresa do grupo é a Salva.Services, o braço de tecnologia e inovação que oferece soluções avançadas de pós-produção para as produtoras do grupo e também para outras produtoras do mercado. 

"As constantes transformações da indústria e a nossa origem multidisciplinar nos levaram naturalmente a enxergar o grupo na forma de um ecossistema sustentável. Essa nova forma de se organizar melhora a eficiência de cada empresa e gera melhores resultados para nossos projetos e, consequentemente, para nossos parceiros e clientes", explicou Botta. "Mas essa nossa forma de setorizar as empresas do grupo tem mais a ver com o espírito e a vibe de cada produtora do que com o tipo de produção que cada uma exerce. Não queremos que as produtoras se limitem a um único formato, mas que elas tenham suas personalidades muito bem definidas para se desenvolverem sem limites diante desse mundo de possibilidades que há pela frente", acrescentou. 

Salvatore Filmes 

O braço de projetos de maior densidade traz novidades. Em fase de finalização, "Betânia", dirigido por Botta, é o segundo longa de ficção da produtora, e, em breve, começará a ser exibido em festivais internacionais. "Com essa experiência incrível e o desenvolvimento de roteiros feito durante esses dez anos, estamos focando na realização dos próximos filmes da Salvatore. Para 2024, teremos a filmagem do longa 'Não Nasci pra esta Cidade', que o Gabriel Di Giacomo Rocha irá dirigir", contou Botta. O projeto já nasceu com um importante selo, pois foi selecionado para o laboratório de desenvolvimento de roteiro Cine Qua Non Lab, do México. O filme será rodado no interior de São Paulo. "Na Salvatore Filmes, temos aprofundado cada vez mais nossos diálogos com entidades, fundos e festivais que orbitam o mundo do cinema e nos sentimos cada vez mais à vontade nesse universo que sempre fez nossos olhos brilharem", destacou o diretor. 

Ele ainda deu mais detalhes sobre "Betânia", que foi rodado em 2022 no povoado de mesmo nome, nos Lençóis Maranhenses: "É o primeiro longa de ficção autoral da produtora e, desde a ótima receptividade ao projeto no Ventana Sur 2022, entendemos que ele tem um grande potencial para abrir portas de festivais e agentes de vendas para a Salvatore". 

Em fase avançada de desenvolvimento também está "Antes que o futuro chegue", de Di Giacomo Rocha. "O roteiro impressiona todos que o leem e acabou de voltar do Ventana Sur 2023 com dois prêmios de desenvolvimento na bagagem", celebrou Botta. "Também estamos em um processo gradual de produção de curtas-metragens, apostando em projetos de jovens cineastas promissores", completou. 

Outros projetos

A Salva.Studio também está trabalhando bastante. Dentro dessa frente, existe um núcleo de desenvolvimento contínuo focado na criação de séries e formatos para TV e streaming. "Além da possibilidade de uma terceira temporada de 'Auto Posto', há uma nova série de comédia no forno que tem nos empolgado bastante e outros três projetos de reality que têm despertado o interesse de importantes players do mercado", adiantou. 

Já a Salva.Services, segundo o sócio, tem obtido resultados surpreendentes no upscale de imagens de baixa resolução que agora podem ter qualidade 4K, 8K ou até superior. "Documentaristas renomados já estão solicitando orçamentos para seus projetos. Acreditamos que essa tecnologia pode ser um divisor de águas na produção de documentários que trabalham com material de arquivo e também para obras de ficção mais antigas que precisam ser remasterizadas. Os resultados são realmente impressionantes e estamos de portas abertas para atender realizadores e produtores de todo Brasil", pontuou. 

Futuro

Botta disse que, ao longo de 2023, a produtora focou bastante no desenvolvimento de novos projetos que estão sendo apresentados para o mercado audiovisual. De forma geral, o diretor faz um balanço positivo do ano que passou e espera o próximo com boas expectativas: "Estamos muito empolgados com esse momento de retomada do setor audiovisual e com a volta das tão importantes políticas públicas. E 2024 promete. Passamos tempo demais fazendo coisas muito relevantes, mas mantendo uma atitude extremamente 'low profile'. Milhões de pessoas já viram algum trabalho nosso, mas até agora poucas pessoas conhecem a produtora pelo nome. Sentimos que chegou a hora de mudar isso. Logo no início do ano teremos a estreia mundial de 'Betânia' no circuito de festivais e acreditamos que esse filme lindo, potente e original tem tudo para fixar de vez a Salvatore Filmes no imaginário das pessoas". 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui