Spcine, Criar e Souto debatem aceleração de carreiras de vozes diversas no audiovisual

Painel "Aceleração de Carreiras - As Vozes Diversas no Audiovisual" do Whext 2023 (Foto: Divulgação)

O Whext – "Back to the Future", festival que promoveu discussões sobre o futuro do audiovisual com foco no mercado publicitário, aconteceu na última quinta-feira, dia 7 de dezembro, no Centro Britânico, em São Paulo. Realizada pela APRO (Associação Brasileira da Produção de Obras Audiovisuais) e a FilmBrazil, plataforma de internacionalização do audiovisual brasileiro desenvolvida pela Associação em parceria com a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), a edição de 2023 do Whext buscou resgatar a memória da publicidade brasileira como forma de inspiração para o futuro e também de celebração aos 50 anos da APRO.

O evento contou com uma programação de painéis e oficinas, além da premiação. Um dos destaques do dia foi o painel "Aceleração de Carreiras – As Vozes Diversas no Audiovisual", com as interlocutoras Marina Baião, coordenadora de formação da Spcine; Luciana Bobadilha, diretora executiva do Instituto Criar; e Lorrana Souto, diretora e montadora da Souto. As três trouxeram um olhar para os novos talentos, mostrando a importância de políticas afirmativas e histórias de profissionais que passaram pelo instituto. Além disso, destacaram como o mercado audiovisual pode contribuir para acelerar a carreira dessas pessoas.

"A parceria com o Instituto Criar e a Spcine é de extrema importância para o processo de formação e aceleração de vozes diversas e talentos periféricos. Infelizmente, sabemos que ainda existe um abismo entre o mercado audiovisual, sobretudo o publicitário, e esses profissionais. Por isso, a APRO vem, desde 2003, atuando junto com o Criar e mais recentemente a Spcine no intuito de promover uma maior inclusão dessas vozes. Hoje, já temos alguns exemplos bem sucedidos, como é o caso da Asaph Luccas e da Jessica Queiroz. Mas esperamos ter cada vez mais exemplos para citar, pois é nosso desejo mudar essa realidade. E ficamos muito felizes de ver os talentos se desenvolvendo e tendo oportunidades", afirma Marianna Souza, presidente executiva da APRO.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui