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Apex e Siaesp renovam programa Cinema do Brasil

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e o Sindicato da Indústria Audiovisual do Estado de São Paulo (Siaesp) anunciaram nesta sexta-feira, 12, em São Paulo, a renovação do programa Cinema do Brasil, com investimentos de R$ 8,45 milhões até 2011. O programa foi criado há quatro anos com o objetivo de contribuir para a internacionalização da indústria cinematográfica brasileira, facilitando acordos de coprodução e contribuindo para promover a imagem do cinema brasileiro. "Percebemos os resultados, principalmente com o aumento de filmes brasileiros selecionados para festivais. Temos uma base para produtores nos mercados internacionais. Isso mostra para os agentes internacionais que o cinema no Brasil é um negócio sério. Os parceiros veem que temos respaldo", destaca André Sturm, presidente do Cinema do Brasil.
Em julho de 2009, a Apex-Brasil realizou uma pesquisa em que constatou que das 145 empresas então participantes do projeto Cinema do Brasil, 73 haviam realizado negócios com outros países. O novo convênio para o biênio 2010/2011 inicia com 150 empresas associadas e ações planejadas para a participação de produtores nacionais em mercados como Cannes, Miami, Ventana Sur e Berlim. Além disso, estão programados encontros com produtores canadenses e espanhóis, bem como a vinda de compradores dos mercados-alvo escolhidos pelo projeto (França, Inglaterra, Portugal, Espanha, Alemanha, Itália, Canadá, Chile, Colômbia e México) para encontros de negócios na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo e no Festival de Gramado. Estão previstos também incentivos na ordem de R$ 400 mil para subsidiar o lançamento de 20 filmes brasileiros no exterior. A expectativa é que o programa exporte R$ 120 milhões até 2011.

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