APAN lança escola de audiovisual negro em parceria com entidade colombiana 

Escola Audiovisual (Foto: Amarilis Marisa)

A Associação de Profissionais do Audiovisual Negro (APAN), em parceria com a Manos Visibles, entidade colombiana de audiovisual, lança a primeira escola negra de audiovisual com ações de internacionalização e intercâmbio entre Brasil e Colombia. A FOCO, laboratório de formação e experimentação audiovisual, está com inscrições abertas para sua primeira turma. 

O modelo de formação busca fortalecer a liderança audiovisual para a equidade racial. A escola busca explorar as possibilidades de construção audiovisual que os  países encontram na etnia, descobrindo narrativas mais amplas, com bases estéticas renovadas, com capacidade de diálogo e interação com o público local e global.

A formação virtual, que possui um cronograma de 48 horas de aulas online ao vivo, e um encontro presencial de conclusão, abordará temas como Cinema Africano, processo criativo e comunicação de causa. Com aulas entre 17 de junho e 22 de julho de 2023, a capacitação também inclui atividades e leituras complementares aos conteúdos das aulas.

O comando das aulas ficará a cargo de nomes como Rodrigo Antônio, Viviane Ferreira, Janaina Oliveira, Fábio Rodrigues, Everlane Moraes, Joyce Prado e Tatiana Costa, do Brasil. Salym Fayad, Jhonny Hendrix, David Melo e Eduardo Rencurrell Daiz são os nomes da Colômbia. 

Ao todo, a FOCO formará 30 cineastas do Brasil e da Colômbia com o objetivo de fortalecer uma massa crítica de vanguarda, que crie e posicione novas narrativas audiovisuais de comunidades étnicas no país, América Latina e sua diáspora.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui