Geraldo Sarno ganha retrospectiva inédita no CCBB

Filme "Sertânia", de 2018 (Foto: Divulgação)

O diretor e roteirista Geraldo Sarno (1938-2022) ganha uma retrospectiva inédita no Centro Cultural Banco do Brasil, em São Paulo. O evento gratuito, que acontece de 17 de junho a 9 de julho, traz a mais completa amostragem da obra de Sarno, onde serão exibidos 26 filmes, entre longas, médias e curtas metragens, de ficção e documentário.

Com a curadoria de Ewerton Belico e Leonardo Amaral, a mostra celebra a obra do diretor, que imprimiu nos seus filmes diversas faces da cultura brasileira, como a religiosidade popular, a literatura de cordel, os santeiros, a memória do cangaço, a migração nordestina e a herança sertaneja. 

O público terá a oportunidade de assistir títulos raros no circuito comercial como "Viramundo" (1965),  que mostra a chegada de nordestinos à cidade de São Paulo; "Coronel Delmiro Gouveia" (1978), que conta a história de um homem rico e influente que decide ingressar na carreira política contra os tradicionais mandachuvas de Recife; "Dramática Popular" (1968), que aborda a literatura de cordel e manifestações como zabumba, dança do maribondo e o bumba-meu-boi;  "Vitalino/Lampião" (1969), sobre a obra do escultor popular Mestre Vitalino; "Segunda-feira" (1975), realizado na Feira de Caruaru (PE), esmiúça as particularidades desses mercados a céu aberto; "Eu carrego o Sertão dentro de mim" (1980), com narração baseada em texto de João Guimarães Rosa; "A Terra Queima" (1984); seu último trabalho, o premiado "Sertânia" (2018), filme que projeta a mente febril e delirante de Antão; entre outras produções. 

Para completar a programação, serão realizadas duas mesas de debates presenciais, criando um panorama histórico e reflexivo sobre a obra do cineasta. O catálogo da "Retrospectiva Geraldo Sarno" contará com fotos e textos do acervo pessoal de Sarno, recuperados e digitalizados pelo projeto "A linguagem do cinema", coordenado por Rayssa Coelho em parceria com o próprio diretor.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui