Fnac anuncia caixa conectada FnacBox; mil aparelhos já foram vendidos

A Fnac finalmente anunciou o lançamento da FnacBox. Trata-se de uma caixa over-the-top (OTT) que já está sendo comercializada nas lojas da rede há alguns meses, embora sem nenhuma promoção. O equipamento permite acessar à Internet a partir de qualquer TV com entrada HDMI. A estratégia da rede neste momento, explica o diretor do projeto, Pierre Paparemborde, é entrar neste mercado com o hardware, trazendo algum conteúdo através de parceiros. A entrada da Fnac no mercado de conteúdos digitais deve acontecer apenas em 2012, explica o executivo. "O mercado de conteúdos digitais no Brasil está em formação, ainda não há uma economia estabelecida", argumenta Paparemborde. "Queremos sentir a reação do mercado", completa.
Por enquanto, a Fnac tem uma parceria com a Truetech, que fornece conteúdo em vídeo aos usuários da caixa, em um modelo de revenue share. São aproximadamente 1,2 mil títulos disponíveis pela biblioteca FnacBox-Office. Além disso, a rede tem uma parceria com a Netmovies, oferecendo um período de assinatura do serviço gratuitamente aos usuários da caixa. O acesso ao serviço se dá através do browser da caixa.
Tecnologia
A FnacBox vem com o sistema Windows 7 Starter embarcado, permitindo usar qualquer aplicativo do sistema operacional e navegar na web como em um computador convencional. "A proposta inicial era ter um ambiente fechado. A plataforma aberta foi uma demanda dos beta testers", diz o executivo, destacando que a caixa já está em teste há pouco mais de um ano por funcionários da Fnac.
Montada no Brasil, pela Tecnoworld, a FnacBox conta com um mini-teclado wireless com 80 teclas, em português. A caixa é equipada com um processador Intel Atom, 2 GB de memória e um disco rígido de 320 GB, webcam e Wi-Fi.
Nestes poucos meses no mercado, diz o executivo, foram vendidos mil equipamentos. "O FnacBox é um complemento para as mais de 5 milhões de TVs vendidas nos últimos anos", diz Paparemborde.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui