TV Cultura exibe documentário inédito sobre os povos indígenas Hi-Merimã

Neste domingo, dia 14 de agosto, a TV Cultura exibe um documentário original e inédito sobre os Hi-Merimã, povos indígenas que hoje vivem isolados, mas que no passado tiveram contato com o homem branco. "Hi-Merimã – Vestígios de Um Povo Isolado", produzido pela jornalista Laís Duarte, vai ao ar a partir das 16h30.

No documentário, o indigenista Daniel Cangussu, mestre em Gestão de Áreas Protegida na Amazônia, faz um relato sobre o trabalho de monitoramento do povo Hi-Merimã. Na Funai, ele coordenou atividades de proteção de territórios de povos indígenas isolados nos estados do Amazonas, Rondônia, Tocantins e Maranhão. Suas principais áreas de interesse e pesquisa são indigenismo, botânica e ecologia histórica.

Cangussu é autor do Manual Indigenista Mateiro, sua tese de mestrado. São princípios de botânica e arqueologia aplicados à proteção dos povos indígenas isolados da Amazônia. Ele mostra-se preocupado com a atual situação da Funai e defende uma política de proteção mais rígida nos territórios indígenas.

O povo 

Os Hi-Merimã foram estimados em mil pessoas no ano de 1943. Eram considerados um dos maiores grupos da região do rio Purus, no estado do Amazonas. Nas décadas após 1950, eles foram massacrados pela exploração de riquezas naturais de seu território. O povo foi expulso e dizimado pela ganância dos invasores. A ocupação da região para exploração da floresta forçou-os a uma mudança em seus hábitos. Hoje, a exemplo de outras etnias, os Hi-Merimã estão ameaçados pelo garimpo, extração de madeira e doenças.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui