Curta! celebra dez anos na festa do Festival & Prêmio Curta! Documentários

Premiados no Festival & Prêmio Curta! Documentários

A cerimônia de anúncio dos vencedores do Festival & Prêmio Curta! Documentários no sábado, 11, também foi o momento de celebração dos dez anos do Grupo Curta!, completados no final de 2023. O grupo, criado em um primeiro momento com a proposta de ser um dos canais Super Brasileiros da cota de programação da então recém criada Lei do SeAC, tem um legado importante de incentivo ao conteúdo nacional na última década e se prepara para dar um passo mais largo fora do ambiente da TV por assinatura tradicional.

Na abertura do evento, o fundador do Canal Curta!, Júlio Worcman, destacou o papel do canal na viabilização de conteúdos relevantes com financiamento do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA). O Canal Curta! atua como um estúdio de curadoria e divulgação das obras produzidas com recursos do fundo. "Depois da estreia no Curta!, as produções começam a circular em outros canais de TV por assinatura e grandes plataformas de streaming de forma permanente. É uma contribuição do Curta! que se perpetua", diz Worcman. Apenas entre 2014 e 2018, foram viabilizados 748 conteúdos do FSA através do Curta! – sendo 87 filmes e 661 episódios de 59 séries. Foram licenciados pelo canal 1,2 mil títulos, 982 deles nacionais. "O FSA deu uma parada em 2018, mas agora parece que vai retomar e vamos poder ter novas produções", completou Worcman.

Passado e futuro no streaming

"Para mim, os dez anos do Canal Curta! valem o triplo, por que esses dez anos coroam 30 anos de atividades na difusão audiovisual", disse Worcman, lembrando que a origem do canal está na distribuidora Synapse. No início dos anos 1990 começam a exportar curtas e documentários brasileiros para a Europa, depois também a importar documentários, quando o Brasil se abriu às importações. O grupo foi pioneiro no streaming de vídeo quando, em 2002, estreou o Porta Curtas, "três anos antes do YouTube", como destaca Worcman. A plataforma de difusão de curtas-metragens, que continua ativa até hoje, ganhou em 2007 um braço pedagógico Curta na Escola, uma rede colaborativa de professores para usar os curtas em projetos educacionais na sala de aula.

Em 2020, o conteúdo do Canal Curta! foi para o streaming com a marca Curta!On – Clube de Documentários, em um primeiro momento apenas dentro da plataforma Now, da Claro, mais tarde também através do modelo de venda direta ao consumidor com mais um novo braço do grupo, a TamanduáTV. Completa o grupo o braço pedagógico do Curta!On, uma evolução do Curta na Escola, o Curta!Edu.

A grande novidade na noite que celebrou a primeira década do Curta! e a coroação dos vencedores do Festival & Prêmio Curta! Documentários foi mais um passo em direção ao streaming: o anúncio de parceria com a Amazon para comercialização do Curta!On. O streaming do Curta! passará a ser oferecido como Prime Video Channels.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui