"Amigos do Bairro" (2022) conquistou uma vaga no V Festival de Cinema de Trancoso, e vai estrear na quinta-feira, dia 15, às 17h (Sessão Curtas III) no Hotel da Graça. Também foi selecionado para a 11ª edição do The Workers Unite Film Festival, com exibição no histórico Cinema Village, em Manhattan, em outubro, em data ainda a ser confirmada.
O filme é uma obra de ficção que usa o suspense para tratar temas atuais, como racismo e desigualdade social – assuntos que andam juntos no Brasil. Nele, o personagem principal é Ronaldo, um pedreiro preto e pobre, que é contratado informalmente pelo branco e "rico de classe média" Rocha, e quando ele sente-se enganado, decide se vingar.
O uso de drogas anestésicas para a aplicação do golpe "boa noite Cinderela" e a modernização dos crimes, com uso de celular e Pix, também são assuntos presentes na obra, que foi completamente desenvolvida, escrito e filmado na cidade de Ubatuba, no Litoral Norte de São Paulo.
O filme também já foi selecionado para os festivais Boden International Film Festival, na Suécia; e para o Blue Hill International Film Festival, na Índia. A direção é de Elcio Cabral Melo e Gustavo Scatena.
A produtora
A Pirambeira-Mar Produtora é um passo natural na carreira do roteirista e jornalista Elcio Cabral Melo. Aberta em 2019, a empresa lançou seu primeiro curta-metragem "Carona Vírus" (2021), filme artístico sobre o Covid-19, que foi bem recebido em festivais no Brasil e exterior, com destaque para o Festival de Curtas de Campos de Jordão e o Chicago Indie Awards. O filme continua no circuito de festivais em 2022.
Atualmente a empresa trabalha a divulgação de "Amigos do Bairro", buscando parceira para distribuição. No portfólio, estão ainda projetos como o reality show "SuperShaper", sobre pranchas de surfe; a série cômica "Salete Vai ao Médico"; e o documentário "Povo do Mato", sobre uma comunidade neo-rural da cidade de Alta Floresta (MT), uma das portas de entrada da Amazônia.