Na última terça, 13, a Netflix publicou seu primeiro relatório de engajamento. O material, intitulado "O que assistimos: um relatório de engajamento da Netflix", traz as horas de visualização dos conteúdos no serviço entre os meses e janeiro e junho de 2023.
A própria Netflix alertou que o sucesso dos conteúdos dentro da plataforma vem em diferentes formas e tamanhos, e que não é determinado apenas pelas horas assistidas. Às vezes, tem conteúdo que repercute mais, mesmo com menos audiência. De acordo com a empresa, é mais seguro comparar os dados das listas "Top 10", que levam em consideração o período de disponibilização, do que o volume de horas assistidas isoladamente. Entre os primeiros colocados no relatório do primeiro semestre de 2023, por exemplo, estão produções lançadas em 2022 e até 2021. O relatório não considera o tempo consumido antes do semestre.
Presença de conteúdo brasileiro
TELA VIVA analisou o relatório, buscando primeiramente avaliar a performance de produções brasileiras. A primeira que aparece na lista é "Chiquititas", na posição de número 38 do ranking de maior audiência da plataforma de streaming em todo o mundo, com 162 milhões de horas de visualizações – mesmo não estando disponível globalmente. O conteúdo é a segunda versão da novela exibida pelo SBT, lançada originalmente em 2013. E, mesmo sendo de dez anos atrás, o conteúdo foi mais assistido do que produções recentes e de grande sucesso da Netflix, tais como a terceira temporada de "Emily em Paris", a quarta temporada de "Stranger Things" e a quinta temporada de "The Crown". A quarta e última temporada da série norte-americana "Eu Nunca", por exemplo, foi lançada este ano e teve um desempenho próximo da novela brasileira, ficando na posição 36.
O fato de uma série ter ido bem na ocasião da sua estreia, ocupando os famosos "Top 10" de visualizações da Netflix, de fato não tem relação direta com esse relatório geral divulgado pela plataforma. Por exemplo: a minissérie nacional "Todo Dia a Mesma Noite", inspirada no caso do incêndio da Boate Kiss, estreou em janeiro deste ano e, na época, alcançou a sexta posição do Top 10 de produções de língua não-inglesa mais vistas do mundo. No relatório geral, o título aparece somente na posição 292.
No total, o relatório abrange mais de 18 mil títulos – representando 99% de todas as visualizações na Netflix. Na apresentação do material, alguns dados chamaram a atenção – entre eles, o fato de que 45% do consumo da plataforma é de conteúdo licenciado do catálogo. Os dois títulos brasileiros de destaque mencionados acima são exemplo disso.
Perfomance dos títulos de língua não-inglesa
A plataforma revelou ainda que os títulos de língua não-inglesa geraram cerca de 30% da audiência. No Top 10 dos conteúdos que aparecem no ranking divulgado, dois são de língua não-inglesa: a primeira temporada da coreana "The Glory", disponível globalmente no serviço, na terceira posição do relatório, e a terceira temporada da mexicana "La Reina Del Sur", que não está disponível no mundo todo, e que aparece em sétimo lugar.
É possível dizer que por aparecer só na posição 38, o desempenho do Brasil não tenha sido satisfatório. No entanto, se desconsiderarmos todos os títulos de língua inglesa que aparecem antes de "Chiquititas" na lista, o Brasil subiria para a 10ª colocação – isso porque do total de 37 títulos que aparecem antes do primeiro nacional da lista, nove são de língua não-inglesa. Desses nove, quatro são produtos coreanos, dois são mexicanos e três são colombianos, sendo que duas produções não estão disponíveis globalmente ("Perfil Falso", temporada 1, da Colômbia, posição 21 do ranking geral, e "Madre de Alquiler", temporada 1, do México, posição 34 do ranking geral).
Por fim, é interessante observar que séries que tiveram novas temporadas lançadas em 2023, como "You", "Manifest" e "The Witcher", tiveram suas temporadas anteriores com bom desempenho no ranking.