Netflix divulga seu primeiro relatório de engajamento

A Netflix publicou nesta terça, 13, seu primeiro relatório de engajamento e anunciou que seguirá publicando relatórios semelhantes semestralmente. O co-CEO da Netflix, Ted Sarandos, afirmou em entrevista coletiva com jornalistas de todo o mundo que "O que assistimos: um relatório de engajamento da Netflix" não era possível no início da operação da Netflix por que daria subsídios para a nascente concorrência. Além disso, a omissão dos dados, firmou o executivo, deu uma certa tranquilidade aos produtores, que não precisaram lidar com a pressão da audiência no lançamentos de seus conteúdos na plataforma.

No entanto, afirmou que a transparência dará informações importantes a todo o setor. "A falta de dados, a falta de transparência teve como consequência não intencional este ambiente de desconfiança em torno dos dados. Isso provavelmente é mais informação do que você precisa, mas acho que cria um ambiente melhor para as pesquisas, para nós, para os produtores, para os criadores e para a imprensa", disse.

Segundo Lauren Smith, vice-presidente mundial de estratégia e análise da Netflix, "o sucesso na Netflix vem em todas as formas e tamanhos e não é determinado apenas pelas horas assistidas". A afirmação serve também como um alerta sobre eventuais aferições baseadas nos dados por ora divulgados. De acordo com a empresa, é mais seguro comparar os dados das listas "Top 10", que levam em consideração o período de disponibilização dos conteúdos. Entre os primeiros colocados no relatório do primeiro semestre de 2023, por exemplo, estão produções lançadas em 2022 e até 2021. O relatório não considera o tempo consumido antes do semestre.

Alguns dados interessantes divulgados na apresentação são que cerca de 45% do consumo na plataforma é de conteúdo licenciado de catálogo, enquanto 65% é de conteúdo original. Além disso, os títulos de língua não-inglesa geraram cerca de 30% da audiência.

No total, o relatório abrange mais de 18 mil títulos — representando 99% de todas as visualizações na Netflix — e quase 100 bilhões de horas assistidas. O relatório apresenta as horas assistidas para cada título assistido por mais de 50.000 horas; a data de estreia para qualquer série de TV ou filme da Netflix; e se o título estava disponível globalmente.

O relatório está disponível aqui.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui