CNN Brasil lança projeto especial sobre 100 anos do Modernismo

Para celebrar o centenário da Semana de Arte Moderna, a CNN Brasil lança um projeto especial com produtos em diversos formatos: uma série para a televisão, um podcast, conteúdo para o site, YouTube, redes sociais e CNN Rádio serão exibidos entre os dias 14 e 18 de fevereiro.  

A série com cinco episódios é comandada pelo jornalista Renan Fiuza, que a cada dia da semana entrará ao vivo no "Prime Time" de um lugar diferente da capital paulista. Na estreia, ele estará no Theatro Municipal de São Paulo, onde foi realizada a Semana de Arte Moderna de 1922. A manifestação organizada por intelectuais e artistas rompeu com o tradicionalismo cultural, defendendo uma nova estética, independente das correntes europeias e mais associada à cultura brasileira. Os principais nomes do movimento são Anita Malfatti, Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Graça Aranha, Victor Brecheret, Plínio Salgado, Menotti Del Picchia e Guilherme de Almeida.

Com participação de artistas de várias áreas, pesquisadores, escritores e arquitetos, as reportagens falam de história, representatividade e do legado do Modernismo.Entre os entrevistados estão o jornalista Ruy Castro, o artista muralista Eduardo Kobra, a dupla Os Gêmeos, a bailarina Ingrid Silva e Tarsilinha, sobrinha-neta da pintora Tarsila do Amaral, um dos principais artistas do movimento, autora do quadro "Abaporu". 

Fiuza conta a história da Semana de Arte Moderna, visita os locais frequentados pelos integrantes do movimento e constrói uma reflexão sobre a importância do evento para a cultura brasileira, incluindo as transformações da arquitetura de São Paulo, que possui inúmeros edifícios modernistas. A série também aborda diversidade, representatividade, avanços culturais e as perspectivas para a arte do futuro.  

Simultaneamente à exibição na TV, algumas das entrevistas da série serão transmitidas pela CNN Rádio. Nodia da estreia, o maestro João Carlos Martins também estará ao vivo na rádio, às 10h20, com Thais Herédia e Sidney Rezende.

Conteúdo digital 

O site da CNN Brasil vai expandir o conteúdo da série, publicando no site da marca todos os episódios, com novos textos de  Renan Fiuza. As entrevistas com os especialistas e as personalidades ouvidas, que precisaram ser editadas para inclusão nas reportagens, vão ser reproduzidas na íntegra pelo site, como conteúdo extra.  

Podcast nas plataformas de streaming 

O podcast "Semana de 22: bem mais que o modernoso" terá cinco episódio lançados simultaneamente nesta segunda-feira, dia 14 de fevereiro, nas principais plataformas de streaming de áudio e no site da CNN Brasil. A série, comandada pela repórter e apresentadora Paula Martini, faz uma reflexão sobre a herança do movimento cem anos depois. 

O conteúdo revisita o passado, questiona o impacto nos dias atuais e o que a Semana de Arte Moderna representa para a cultura do país. Os episódios contam com entrevistas do escritor e jornalista Ruy Castro; da historiadora Mary Del Priore; da professora do Instituto de Estudos Brasileiros da USP, Ana Paula Cavalcanti Simioni; da cineasta Sabrina Fidalgo; da doutora em História da Arte Regina Teixeira de Barros; da professora da FAAP e organizadora do livro "Modernismos 1922 – 2022, Gênese Andrade; do filósofo Luiz Armando Bagolin e do escritor Jeferson Tenório.

Todo o conteúdo do projeto da CNN Brasil sobre o centenário da Semana de Arte Moderna de 22 ficará disponível sob demanda no canal do YouTube da CNN Brasil. 

O projeto especial sobre os 100 anos do Modernismo será exibido de 14 a 18 de fevereiro, em todas as plataformas da CNN Brasil: TV, rádio, site, YouTube e redes sociais. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui